quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Parque da Cidade terá nome de dom Nivaldo

- Publicidade -

AÇÃO - Dom Nivaldo Monte recebe justa homenagem pela sua dedicação ao meio ambiente O prefeito Carlos Eduardo publica decreto nesta quarta-feira no Diário Oficial do Município dando o nome de Dom Nivaldo Monte ao Parque da Cidade que está sendo construído pela Prefeitura do Natal na margem direita da Avenida Omar O’Grady (prolongamento da Avenida Prudente de Moraes) entre Candelária, Cidade Satélite e Cidade Nova. A homenagem a Dom Nivaldo, falecido no ano passado, se deve a sua dedicação às causas humanísticas e também ao meio ambiente, tendo em vista que o Parque da Cidade terá como uma de suas características a preservação daquela região de dunas, fundamental na recepção das águas pluviais que abastecem o lençol freático da cidade. “Dom Nivaldo Monte, além de ter sido um homem sábio, era uma criatura iluminada pela sua bondade. Uma pessoa que pregava a paz, o amor, a solidariedade e a defesa do meio ambiente”, argumenta o prefeito Carlos Eduardo justificando a homenagem.

Para o prefeito Carlos Eduardo, a homenagem representa reconhecimento ao grande homem que foi Dom Nivaldo Monte. O prefeito afirmou ainda que o conhecimento eclético e abrangente transformou Dom Nivaldo Monte em mais que um homem culto, tendo sido um grande humanista defensor das causas sociais, dos pobres e da igreja.

Com um custo na ordem de R$ 17 milhões, o Parque que teve ordem de serviço no último dia 10 de dezembro, contará com infra-estrutura composta por um pórtico de entrada, restaurante, escola de educação ambiental, biblioteca, auditório, administração, posto florestal, sistema de circulação de pedestres e veículos, além das trilhas ecológicas. O Pórtico de entrada será equivalente a um prédio de 12 andares, mas como vai ficar numa elevação corresponderá a um prédio de 18 andares. O monumento irá abrigar memorial que vai contar a história de Natal. De cima, o visitante vai poder descortinar toda a cidade.

As obras para a construção do Parque da Cidade que receberá o nome de Arcebispo Dom Nivaldo estão em andamento já tendo sido concluído o cercamento de toda área de 64 mil hectares que vem sendo transformada na segunda unidade de preservação ambiental da capital. O Projeto, assinado pelo arquiteto Oscar Niemayer, representa mais uma demonstração do compromisso da administração municipal com a questão ambiental. Em forma de retângulo, a área integra uma das Zonas de Proteção Ambiental (ZPA’s) do município. A iniciativa visa à utilização de forma racional daquela área de proteção que é uma das principais fontes de recarga do aqüífero de Natal, cidade tem 70% do seu abastecimento por água do subsolo.

A área do Parque da Cidade é formada por cordões de dunas em baixo estágio de degradação verificando-se uma cobertura vegetal nativa e bem conservada. Ao preservar, a Prefeitura Municipal pretende proporcionar uma nova opção de lazer e uso aos moradores da cidade. Além de garantir a qualidade de vida com o equilíbrio climático, proteção da flora e da fauna nativa, além de proteção dos mananciais subterrâneos. O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte tem previsão para ser inaugurado em 2008.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas