sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Parque das Dunas se destaca na Itália

- Publicidade -

Reconhecido internacionalmente pela Unesco como reserva natural da biosfera, o Parque das Dunas vem ganhando cada vez mais respeito fora do País. A convite da ONG Coletivo Quan An criada pelo italiano Antonino Condorelli, o Parque se fez presente em uma série de eventos ambientais na Itália, culminando com a participação no “Terra Futura”, na cidade de Florença, que é o maior fórum sobre sustentabilidade e Meio Ambiente daquele País.

O Parque das Dunas foi representado pelo administrador da Unidade de Conservação, Alexandre Gusmão, que ministrou palestras e explicou para os participantes dos eventos, detalhes sobre o modelo de gestão aplicado no Parque potiguar. “Eles ficaram encantados com nosso Parque das Dunas e com a forma como desenvolvemos as atividades sem conflitar com as metas de Proteção Integral”, comemora Gusmão.

Antes do Terra Futura, o administrador do Parque fez várias visitas técnicas que devem resultar em futuras parcerias com programas ambientais italianos. Logo no primeiro dia os participantes do evento estiveram na Comunidade Montanhesa de Casentino. O lugar é uma unidade de conservação e o objetivo da visita foi observar exemplos de boas práticas de gestão do território.

No dia seguinte mais visitas técnicas e uma reunião com o prefeito da cidade de Stazzema. O administrador local ficou impressionado com a beleza do Parque das Dunas e fez questão de receber o Livro do Parque. Na sequência, Alexandre Gusmão à convite da Associação Universitária pela Cooperação e Civilidade e da ONG AgrisKill ministrou palestra sobre o modelo de gestão do Parque das Dunas na Universidade de Agrária de Florença. Participaram da palestra além dos representantes italianos, uma representante boliviana e outra da Nicarágua. Após a palestra todos visitaram a comunidade de Massaciucalli que uma unidade de Conservação de proteção da fauna, em especial de aves.

O evento prosseguiu no dia seguinte com o seminário “Exemplo de boas práticas de gestão sustentável e valorização das reservas: um diálogo do território de Scandicci e a América Latina”.

A região da Toscana, onde se situa o município de Scandicci é uma das que mais aplica a prática da cooperação internacional. “Ficamos com muita coisa adiantada para firmamos essa parceria internacional com o Parque das Dunas”, antecipou Alexandre Gusmão. Por fim, no último dia do evento, o representante do Parque das Dunas voltou a apresentar o modelo de gestão potiguar para a Unidade de Conservação no Terra Futura, em Florença. “Fiquei impressionado com a receptividade aos nossos exemplos. Foi uma visita muito proveitosa e esperamos colher os frutos dela o mais breve possível”, concluiu Alexandre Gusmão, administrador do Parque.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas