Parques serão inaugurados hoje

Publicação: 2013-09-25 00:00:00
Entram hoje em operação mais cinco parques eólicos no Rio Grande do Norte. Situados em Parazinho, João Câmara e Jandaíra, eles fazem parte do Complexo Eólico Asa Branca, da empresa ContourGlobal do Brasil, e terão potência instalada total de 160 MW. O empreendimento tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 453,1 milhões. A TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com a ContourGlobal, mas a empresa não confirmou se o complexo já dispõe de linhas de transmissão, nem deu detalhes sobre o investimento.

De acordo com informações divulgadas pelo BNDES, a Contour investirá R$ 600 milhões em todo o projeto, que promete criar 800 empregos, entre diretos e indiretos.

No site da ContourGlobal do Brasil, a empresa divulgou que, quando iniciar a operação comercial, o parque eólico terá a capacidade de abastecer 340.000 lares. O complexo será alimentado por 100 turbinas avançadas de 1.6 MW fornecida pela GE, que é parceira de abastecimento da companhia no Brasil.

A ContourGlobal informa ainda em seu site que o acordo para a compra de energia assinado com o sistema Brasileiro prevê exploração de 20 anos.

Até ontem, conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em sua página na Internet, o Rio Grande do Norte aparecia na matriz energética brasileira com 14 parques eólicos. A energia fiscalizada do Estado informada pela Aneel já somava 395 MW com essas usinas. O primeiro parque do RN foi instalado em Rio do Fogo há uma década e tem 159 mil metros quadrados de área.