Participantes chegam para segundo dia de provas do Enem

Publicação: 2019-11-10 11:52:00 | Comentários: 0
A+ A-
A partir das 13h30 deste domingo (10), tem início a aplicação da segunda parte das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os portões abrem às 12h, e os participantes terão cinco horas para fazer as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Rio Grande do Norte tem 242 locais de provas espalhados por 40 municípios potiguares.

Créditos: Magnus NascimentoParticipantes começam a chegar nos locais de provas para segundo dia do Enem 2019Participantes começam a chegar nos locais de provas para segundo dia do Enem 2019
Participantes começam a chegar nos locais de provas para segundo dia do Enem 2019

Assim como no primeiro dia, os candidatos devem estar atentos para não esquecer os documentos necessários para a realização: cartão de confirmação de inscrição é documento de identidade com foto. O exame será iniciado às 13h30, tendo como horário limite as 18h30. Os participantes só podem deixar definitivamente o local de aplicação após duas horas do início do exame, e sair com o cartão de questões na última meia-hora.

Apesar da abertura dos portões ser apenas às 12h, desde às 11h já era possível identificar uma grande quantidade de pessoas aguardando em frente aos locais de prova na capital potiguar. Alexia Andrade, de 19 anos, foi uma das que chegou cedo campus central Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), na avenida Salgado Filho, onde vai realizar o Exame. De acordo com a jovem, que está fazendo a prova pela segunda vez, ela optou por chegar cedo para tentar driblar o nervosismo. “Da última vez cheguei bem perto das 12h, então dessa vez decidi chegar mais cedo para ir me acalmando também”, afirma. 

Créditos: Magnus NascimentoAlexia Andrade chegou cedo para evitar nervosismo com horárioAlexia Andrade chegou cedo para evitar nervosismo com horário
Alexia Andrade chegou cedo para evitar nervosismo com horário

Juan Lucas, de 17 anos, foi outro que optou por chegar antes da abertura dos portões, mesmo morando próximo ao local de prova, no IFRN. “Não queria perder tempo, então achei melhor vir antes”, afirma o jovem, que está fazendo a prova pela segunda vez, e tem intenção de ingressar no curso de Engenharia de Produção. “Eu gosto da parte de matemática, então com isso estou tranquilo. É mais a parte das ciências da natureza que me preocupa mais”, diz. 

Créditos: Magnus NascimentoO jovem Juan Lucas foi outro que chegou bem antes da abertura dos portõesO jovem Juan Lucas foi outro que chegou bem antes da abertura dos portões
O jovem Juan Lucas foi outro que chegou bem antes da abertura dos portões

As provas deste domingo são divididas em 45 questões para ciências da natureza e 45 para matemática. Os candidatos devem se atentar para preencher corretamente o cartão de respostas e de questões, qualquer erro ou dano pode causar eliminação. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todas as questões dos dois dias de provas são elaboradas por especialistas e pré-testadas antes de integrarem o chamado Banco Nacional de Itens (BNI).

Faltosos
No Rio Grande do Norte 24.430 dos 119.324 inscritos, faltaram o primeiro dia de provas. Uma porcentagem de 20,5% do total de inscrições no Estado. Em todo o Brasil foram registrados cerca de 1,2 milhão de faltosos de 5,1 milhões de inscritos. Uma média de 23%. O Inep informou que os faltantes do primeiro dia, poderão fazer as provas neste domingo. No entanto, terá somente as notas das provas realizadas e o Enem servirá apenas para autoavaliação do participante.

Gabarito
De acordo com o Inep o gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 13 de novembro. Os candidatos deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação. O Inep lembra que mesmo com as respostas em mãos, não será possível saber a nota final do Enem, já que o exame conta com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), e não atribui um valor fixo para cada questão.

Transporte e segurança
Como aconteceu no primeiro dia, transporte público e segurança tem esquemas especiais para a realização de exame. Em Natal, os ônibus circulam com horários e itinerários programados para o sábado em todas as linhas da cidade, das 7h às 19h. Além disso, a linha 588 (Circular UFRN), opera com os cinco veículos, das 6h30 às 18h30, e as linhas 02, 04, 08. 10/29, 60, 63, 72, 77 e 79 também passam por dentro do Campus, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (STTU). Em todo o Rio Grande do Norte, cerca de 800 policiais militares devem trabalhar para garantir a segurança e tranquilidade antes, durante e após a aplicação das provas. Em Natal e região metropolitana, são cerca de 300 a 350 agentes. As diárias operacionais são custeadas pelo Ministério da Educação  (MEC).

Live para correção de provas
O projeto #TNnoENEM, que promoveu uma série de ações e atividades como simulados, dicas e revisões ao longo dos últimos meses, fará a correção das provas do segundo dia de Exame a partir das 20h deste domingo (10). Uma equipe especializada de professores irá comentar e resolver as questões ao vivo, durante 'live'  transmitida na página da TN no Facebook e na página inicial do portal. A iniciativa #TNnoENEM foi desenvolvida a partir de parceria firmada entre a TRIBUNA DO NORTE, o Over Colégio e Curso e a plataforma de educação Ensino e Inovações Educacionais do SAS.


Deixe seu comentário!

Comentários