quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Partidos oficializaram 272 candidatos na proporcional

- Publicidade -

Com o andamento das convenções partidárias para indicação de candidatos a cargos eletivos, cujo prazo termina no domingo (5), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já recebeu documentos das convenções de 18 partidos políticos, que é o primeiro passo para o encaminhamento dos pedidos de registros de candidaturas até o dia 20 de agosto.

Secretária Judiciária do TRE-RN, Lígia Carlos informa sobre pendências de partidos

Secretária Judiciária do TRE-RN, Lígia Carlos informa sobre pendências de partidos

#SAIBAMAIS#Conforme as atas dos partidos, no momento, os 18 partidos oficializaram os nomes de 272 candidatos aos cargos proporcionais para o primeiro turno das eleições, que ocorrerá a 7 de outubro deste ano. De acordo com  as atas partidárias, que inclusive podem ser acessadas no site do TRE na internet, desses 272 candidatos, 205  vão postular 24 cadeiras na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, enquanto 67 disputarão oito vagas para a Câmara Federal.

Pela lista já encaminhada ao TRE, os partidos com maior número de candidatos a deputado federal é o PSOL, com 12, e o PATRIOTA, com 12, seguido do SOLIDARIEDAE, 11, e o AVANTE e o NOVO, com cinco. Em relação aos candidatos a deputado estadual, o SD está lançando o maior número,  37, seguido do PSOL, com 31; PRB, 25;  AVANTE, 20; PSL, 16; DEMOCRACIA CRISTÃ, 13; PSC e PMB, 12; e PV, 11. 

O número de candidatos proporcionais poderá até dobrar, porque 14 partidos ainda realizam convenções até o fim do prazo previsto na legislação eleitoral: REDE, PSTU, PR, PT, PC do B, PHS, PDT, PODEMOS, MDB, PSB, DEM, PSD, PPL, PP.

Já a respeito das candidaturas majoritárias, o PSOL já encaminhou ata com os nomes dos candidatos a governador, Carlos Alberto Freire Medeiros; vice-governador, Maria Aparecida Dantas de Araújo; candidatos a senador, Telma Gurgel da Silva e Lailson de Almeida, enquanto os suplentes, pela ordem, são Santino Arruda Silva, João Batista Terto de Holanda, Izacy Gerlane da Silva Melo e Walmir Soriano Pereira.

O PATRIOTA informou em sua ata que tem como candidato a senador Antonio de Franco Aquino Neto, enquanto a segunda vaga ainda poderá ser destinada a Arcelino Douglas de Azevedo Leitão, pois na coligação majoritária que está sendo construída com os partidos  PSC, DC, PSL, PV, SD existem outros nomes lançados para o Senado Federal – a ex-atleta Maria Magnólia de Souza Figueiredo (SD) e Joanilson de Paula Rego (PSC).

O PSDB também encaminhou ata propondo coligação com o PSD, já oficializando o ex-governador Geraldo Melo como candidato ao Senado Federal e os suplentes Ezequiel Ferreira, pai e Haroldo Azevedo.

Ontem, a secretária Judiciária do TRE, Lígia Carlos Limeira, informou que dos 35 partidos políticos com registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo menos um partido está pendente de regularização na Corte regional, o PCO, enquanto o PCB tem pendência relacionada ao CNPJ.

Ligia Limeira reuniu os representantes dos partidos políticos no TRE, na manhã de ontem, para passar a primeira orientação quanto ao envio dos pedidos de registros de candidaturas e prestações de contas dos partidos e candidatos aos cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual: “Nos colocamos à disposição de todos no tempo que tiver no expediente, a fim de auxiliar no que for possível”.

Para ela, é importante que todos os partidos políticos participem de eventos como esse até o prazo final de deferimento de registro de candidaturas e inicio do prazo para prestação de contas, “porque é neles que a gente vai esclarecer todas as dúvidas pertinentes”, que vai facilitar trabalho da Justiça Eleitoral e dos próprios candidatos e partidos políticos.

Quantidade de candidatos por partidos que fizeram convenção:
Deputado federal

Psol- 12

PATRI- 12

SD- 11

AVANTE- 5

NOVO- 5

PMB- 4

PSC- 2

PROS- 2

PTC- 2

PRB- 2

PPS- 2

PTB- 2

PSDB- 2

PSL- 1

PV- 1

DC- 1

PMN- 1

Deputado estadual

SD- 37

PSOL- 31

PRB- 25

AVANTE- 20

PSL – 16

DC- 13

PSC – 12

PMB- 12

PV – 11

PSDB- 9

PATRI- 6

PTC- 5

PTB- 2

PRP- 2

PMN- 2

PPS- 1

PROS- 1

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas