sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Passado presente

- Publicidade -
Tádzio França
Repórter
A 14ª edição da Primavera dos Museus já começou e seguirá até o domingo (27), conectando instituições de todo o Brasil em torno de suas respectivas programações culturais. O Rio Grande do Norte integra o evento através do Museu Câmara Cascudo, em Natal, e Museu do Seridó, em Caicó – ambos pertencentes à UFRN. A programação será toda virtual, com exposições, palestras, cursos, e bate-papos online.
As tradicionais peças do Museu Câmara Cascudo se unem a outras de todo País de forma virtual
Não à toa, o tema da edição de 2020 é “Mundo Digital: Museus em Transformação”. A ‘Primavera’ é uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Instituo Brasileiro de Museus (Ibram).
O diretor do MCC, Everardo Ramos, explica à Tribuna do Norte que foi elaborada uma programação em conjunto com o Museu do Seridó, incluindo atividades diversas e trazendo profissionais que trabalham com outros museus e podem compartilhar suas experiências com o público, sobre diferentes assuntos. Everardo ressalta o desafio que tem sido para os museus desde o início da pandemia. “Antes, a gente queria fazer o povo sair de casa para nos visitar. Agora, o objetivo é levar os museus até as pessoas, que devem ficar em casa. Os desafios sempre trazem novas possibilidades”, diz.
A primeira ação da programação potiguar foi a abertura da exposição “Devoções do Seridó”, que apresenta uma série de esculturas de Sant’Ana, a padroeira dos caicoenses, da virgem Maria e do menino Jesus. A exposição tem curadoria de Conceição Guilherme e Tiago Tavares e marca o momento de retomada das exposições no Museu do Seridó. Na quinta-feira (24) terá um mini-curso com Moyses Siqueira, do MCC. A atividade aborda as relações dos museus com as escolas e a cidade e busca estimular a elaboração de propostas de ações educativas para preservar as referências culturais locais. As inscrições são obrigatórias e também podem ser feitas pela página do evento no Sigaa.
Fechado, devido a pandemia, o Museu Câmara Cascudo passa a utilizar uma plataforma digital
Na sexta-feira (25) terá um bate papo virtual sobre as experiências de ocupação das redes com Conceição Guilherme, do Museu do Seridó, Rafaela Santos, do Museu Histórico de São Vicente e Raimundo Melo, dos Pontos de Memória do RN. No sábado, também pelo Youtube e Facebook, outra conversa debate a divulgação dos museus pelas redes sociais, renundo Adson Pinheiro e Tatiana Coelho, com mediação de Vanessa Spinosa, do Museu do Seridó. Os dois bate-papos serão abertos ao público e serão transmitida pelos canais dos museus do Seridó e Câmara Cascudo no Facebook e Youtube.
Singular e plural
Para finalizar a programação, no domingo, será aberta a exposição virtual “Singular Plural”, que marca os 60 anos da fundação do Museu Câmara Cascudo. É a primeira exposição totalmente concebida, produzida, montada e apresentada em um ambiente virtual e marca mais um passo na trajetória da instituição. A mostra exibirá diversos materiais de arquivo do MCC, como fotos, documentos, artigos. Tudo em ambientes virtuais imersivos, em três dimensões, criados através de um software que o museu adquiriu especialmente para reproduzir, digitalmente, a experiência da visita presencial.
Everardo Ramos ressalta que se trata de uma exposição especial não só pelo tema, mas também pelo fato de estar sendo concebida, produzida, montada e apresentada exclusivamente de maneira remota. “É uma experiência inédita, mas que deve se reproduzir muito daqui pra frente, afirmando cada vez mais a presença do MCC nos espaços virtuais. Um passo importante que estamos dando e que abre muitas perspectivas para as atividades futuras”, diz.
A curadoria de “Singular Plural” ficou a cargo de Everardo Ramos, Iracema Miranda, Claude Aguilar, Gildo Santos, Jailma Medeiros, Jacqueline Souza, Cirlene Maciel, Étore Medeiros, Wagner França e Moysés Siqueira e será aberta na página do Museu Câmara Cascudo na internet, a partir das 17h do domingo.
Serviço:
14ª Primavera dos Museus, com Museu Câmara Cascudo e Museu 
do Seridó. 
Até domingo (27). Programação pode ser vista nas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube) dos museus.  
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas