Paulo Souto faz festa para lançar o novo álbum

Publicação: 2020-12-04 00:00:00
por Tádzio França

São cinco décadas de vida, com mais de 30 dedicadas oficialmente à música. O cantor e compositor Paulo Souto não queria deixar o momento passar em branco. Deu seu jeito e está lançando, exatamente no dia de seu aniversário (4 de dezembro), o álbum “50”, uma festa em 1ª pessoa que convida todo mundo pra dançar e cantar sobre a vida. É também a primeira empreitada solo do músico, sob o nome Txio Paulinho, sem a banda DuSouto.

Créditos: DivulgaçãoO cantor e compositor Paulo Souto festeja seus 50 anos, com 30 dedeicados à músicaO cantor e compositor Paulo Souto festeja seus 50 anos, com 30 dedeicados à música

“Eu queria comemorar os 50 anos com uma festa daquelas, mas como não vai ser possível, lancei um disco pro povo dançar em casa”, brinca o ‘txio’ Paulo Souto. O músico topou a proposta do selo Dosol - que está comemorando duas décadas com o lançamento de 20 discos até novembro de 2021 - e fez seu primeiro trabalho solo. Compôs todas as músicas, fez a pré-produção em casa, e trocou dicas via ‘zap’ com o Ferve, um coletivo de músicos potiguares/paraibanos que ajudou durante todo o processo de criação.

 “50” é um disco ensolarado, praieiro como o autor gosta. Paulo sabe que as comparações com o DuSouto serão inevitáveis, mas ressalta que são trabalhos bem diferentes. “No DuSouto a gente cria crônicas em 3ª pessoa, somos personagens. Mas pro ‘50’ eu quis fazer algo bem pessoal, em 1ª pessoa mesmo. Acho que tem mais feeling, mais força”, diz.

Musicalmente, ele também ressalta que o som está mais orgânico, menos eletrônico que o DuSouto. A música harmoniza com o ambiente favorito de Paulo, a praia, com sons se movendo entre reggae, dancehall, surf music, e até o brega – mas não o brega funk aeróbico das baladas atuais, e sim o brega anos 70. “Eu quis fazer canções de amor, e esse brega de raiz combina muito mais”, diz. A primeira música de trabalho será “Quando te encontrei”, um brega sobre um casal muito diferente que se conhece numa rave. Mais Paulinho, impossível.

 Apesar de não ter festa de aniversário, o cantor está gravando um show em formato de live que irá ao ar no próximo dia 12 de dezembro, nos perfis do Txio Paulinho no Instagram e Youtube. Paulo Souto está na música há 35 anos. Nos anos 90, foi um dos criadores da banda General Junkie, cujo punk rock de sotaque potiguar chamou a atenção da mídia nacional. Com o dançante DuSouto, anima bares, pistas e festivais desde os 2000. "50" está em todas as plataformas digitais. 









Leia também: