quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Pausa

- Publicidade -

O futebol dá uma pausa para o carnaval e volta na quarta-feira de cinzas com a rodada de número 6, e já na estreia da Copa do Nordeste, uma competição atraente sob todos os aspectos, especialmente no financeiro, para quem passar de fase, e aqui fica a grande interrogação, ABC e América tem bala para um enfrentamento forte dentro da Copa ou naufragam na primeira fase? O ABC tem como adversários, o Salgueiro, Campinense e Imperatriz. O América pega o Coruripe, Estanciano e CRB. O regulamento sofreu alteração, e os líderes das cinco chaves avançam às quartas de final, acompanhados dos três melhores segundos colocados. Depois, confrontos eliminatórios de ida e volta até o título.

Vá entender

Lembro muito bem que quando o Estadual não tinha transmissão da televisão, todo mundo reclamava e taxava a FNF de incompetente – inclusive este colunista – alegando que a televisão é aliada importante do futebol, que dá visibilidade e coisa e tal. Pois bem, agora que a FNF assinou contrato com o Esporte Interativo, que transmite a competição, as críticas continuam, só que agora, pregam que a televisão está acabando com o Estadual, que a federação não deveria ter assinado o contrato. Durma com um barulho assim meu camarada!

Vá entender I

Opinião cada um tem a sua, e todas merecem e sempre terão o meu respeito, mas não consigo entender na maioria das vezes a dureza de algumas críticas que são endereçadas ao presidente da FNF, José Vanildo e ao trabalho que ele realiza na entidade. A FNF hoje é completamente diferente daquela que Vanildo assumiu, a começar pelas instalações e pela forma organizada como funciona o ano todo. Não existe parâmetro de comparação entre a administração de José Vanildo e as duas que o antecederam. Crise nos clubes? Fruto de uma realidade nacional e que não é, na minha avaliação, responsabilidade da entidade, administrar problemas financeiros dos clubes. Cada um tem que fazer a sua parte. Mas na minha visão, dentro de um cenário econômico complicado, José Vanildo está realizando um grande trabalho na condução do futebol potiguar.

Superar a crise

Em meio à dificuldade na captação de patrocinadores no futebol, os clubes procuram novas alternativas para geração de receitas, e a principal delas é o sócio-torcedor. É com este programa que os clubes podem obter valores que podem, a depender do tamanho do clube evidentemente, superar cotas de televisão e patrocínio master. Internacional e Palmeiras são exemplos de clubes onde o programa de sócio representa uma enorme fatia da receita. Ano passado por exemplo, o Inter faturou mais de 60 milhões de reais com os associados.

Realidade dura

Por mais que ABC e América tentem incrementar programas de sócios, a resposta parece que está muito longe do que os clubes pretendem. A dupla não conseguiu atingir o torcedor, não conseguiu ainda mostrar a importância de aderir ao programa de sócios, fazer parte da vida do clube, e penso que por uma razão muito simples: os torcedores ainda estão desconfiados com os elencos e com o trabalho que vem sendo desenvolvido no futebol.

Globo empresa

Com a fundação do Globo, o empresário Marconi Barretto implanto no futebol potiguar o clube empresa. Administra o clube de Ceará-Mirim respeitando conceitos empresarias, no futebol está implantando o trabalho de bases, revelação e venda de atletas, e fora do futebol vem transformando o estádio Barrettão em um complexo voltado para outras atividades, como o 1º Jeep Indoor que acontece nos próximos dias 13 e 14, e fora das atividades esportivas, o crescimento da marca Globo também é uma realidade.

Globo empresa I

Marconi Barretto está implantando o Globo Atacadão, um supermercado para vendas em atacado, que ficará localizado na BR406, nas imediações do estádio Barrettão e que vai atender pequenos, médios e grandes consumidores. Este “braço” do Globo vai atender consumidores de toda aquela região de Ceará-Mirim e municípios próximos.

Globo empresa II

Outro “braço” que em breve estará em funcionamento é o Globo Gás, que vai ofertar o produto a um preço muito abaixo do que é praticado no mercado, sem falar no Globo Confecções, um projeto que tem como modelo a cidade de Toritama em Pernambuco e que vai tornar Ceará-Mirim um pólo de confecções de baixo custo para toda a região. Pequenos comerciantes que normalmente viajam para outros estados em busca de confecções para revenda, terão nas imediações do estádio Barrettão, um pólo que será formado na grande maioria de micro empresas, e será uma espécie de alavanca para a geração de empregos e renda.

Globo empresa III

No futebol, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Globo pode ser considerado uma inovação no Rio Grande do Norte, primeiro que foi construído com recursos próprios de Marconi Barreto, cujo estádio tem projeto de ampliação para 25 mil torcedores, a partir do momento que o Globo atingir projeção em nível de Campeonato Brasileiro. Penso que com a estrutura que é oferecida ao futebol, com trabalho de base, com trabalho consistente no profissional, o crescimento do Globo é questão de tempo. A Águia de Ceará-Mirim que aliás pode ganhar em breve projeção internacional. Existe uma negociação em curso para que o Globo seja célula formadora de atletas para o futebol europeu.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas