quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

PDT decide expulsar senador

- Publicidade -

Brasília (AE) – A Executiva Nacional do PDT decidiu expulsar o senador Telmário Mota (RR) por ele ter votado, no fim do ano passado, a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para os gastos públicos por 20 anos. Segundo a legenda, a decisão precisa ser referendada pelo Diretório Nacional. Até lá, o parlamentar pode apresentar defesa.

Ao ser informado da decisão, Telmário acusou o presidente do partido, o ex-ministro Carlos Lupi, de ser “cara de pau” ao comandar sua expulsão da sigla. O parlamentar criticou duramente Lupi, lembrando que ele deixou o Ministério do Trabalho em 2011, no governo Dilma Rousseff, sob acusações de corrupção. Ele disse que, com a decisão, o PDT indica que roubar é “plausível”, mas ninguém pode ter opinião própria.

“O Lupi está fechando o PDT, reduzindo o partido a nada”, reclamou o senador, filiado há 20 anos à legenda. Ele disse estar “tranquilo” e, por ora, não vai procurar outra sigla para se filiar. Até a conclusão desta edição, o presidente do PDT não havia sido localizado pela reportagem para comentar o caso.

Mérito

Telmário disse não ter sido informado do fechamento de questão do partido para votar contra a PEC do Teto. Ele afirmou não ter votado no mérito do primeiro turno, tendo apresentado uma emenda para tentar retirar o que considera o congelamento da saúde e da educação. Contudo, a emenda foi rejeitada em plenário. Foi no segundo turno, disse, que acabou votando a favor da PEC por considerar que o resultado já era previsível. “A Inês estava morta, não tinha como (reverter).”

Se confirmada a saída de Telmário, a bancada do PDT será reduzida a um terço em relação à eleição de 2014 – uma queda de seis para dois integrantes. Deixaram a legenda, desde então Reguffe e Cristovam Buarque, ambos eleitos pelo Distrito Federal, e Lasier Martins, pelo Rio Grande do Sul.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas