Pedacinho de Portugal na Vila das Flores

Publicação: 2020-01-17 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A chef portuguesa Anabela Leal acredita que cozinhar é um ato de amor – para os outros e para si própria. Desde julho de 2018 ela pôs o tempero lusitano à serviço da Vila das Flores, um espaço de arte e gastronomia instalado em Pium como um oásis de sabor e relaxamento. O Bela Bistrô é uma casa de culinária portuguesa que passeia entre o tradicional e o contemporâneo, com o toque da proprietária como diferencial.

Créditos: CedidaBacalhau BB é servido em lombo, sendo o mais pedido da casaBacalhau BB é servido em lombo, sendo o mais pedido da casa
Bacalhau BB é servido em lombo, sendo o mais pedido da casa

Anabela mora há oito anos em Cotovelo, e já trabalhava com gastronomia em Portugal. Em uma fase pessoal difícil, ela encontrou na volta à cozinha uma forma de se reerguer emocionalmente. “Há dois anos eu não estava bem, até lembrar da paixão que eu tinha pela gastronomia, um lugar em que me realizo e fico à vontade. Voltei a viver pela cozinha”, explica. Ao conhecer a Vila das Flores, achou o lugar perfeito.

O Bela Bistrô é uma celebração charmosa à culinária portuguesa. “Os ingredientes que não acho procuro usar o mais próximo possível dos originais. Os vinhos da casa também são portugueses”, afirma. O clima ibérico já pode ser sentido nas entradas, como no pão com azeitonas temperadas e salada de polvo com pimentões assados ou vinagrete de cenoura, além do pão ao forno com quatro queijos.

Os petiscos: bolinhos de bacalhau e de frango com queijo; rissóis (rissoles) da Vó Dina (peixe ou camarão),  tapas (de queijo, presunto ou salpicão), salada de polvo, e cesta de pães caseiros. Quem preferir sopas, tem de caldo verde, abóbora com peixe e camarão, e de ‘pedra’ (feijão com repolho e lingüiça).

Créditos: CedidaPolvo à Lagareiro está entre os favoritos do cardápioPolvo à Lagareiro está entre os favoritos do cardápio
Polvo à Lagareiro está entre os favoritos do cardápio

Bacalhau & cia
As opções em frutos do mar são as mais numerosas do menu. Tem bacalhau BB (em lombo, o mais pedido da casa), `Braz, à Gomes de Sá, com natas, e ‘espiritual’; polvo à lagareiro (outro campeão de vendas), feijoada de marisco, grão de bico com bacalhau, caldeirada de bacalhau, e os arrozes de lagosta, de tomate com tilápia, camarão, de polvo, e de bacalhau. No segmento de carnes, arroz de pato, costela de porco, e frango à Braz.

A seção de sobremesas também carrega no tempero português: tem torta de chocolate, molotofe (um pudim lusitano) com doce de ovos, pudim tradicional de nozes com vinho do Porto, creme de queijo com calda de frutas, pastel de nata (unidade), peras ao vinho do Porto, e baba de camelo. O restaurante comporta entre 60  e 70 pessoas.

Créditos: CedidaBolinho de Bacalhau não pode faltar entre os petiscosBolinho de Bacalhau não pode faltar entre os petiscos
Bolinho de Bacalhau não pode faltar entre os petiscos

Serviço:
Bela Bistrô. Avenida Joaquim Patrício, 02, na Vila das Flores, Pium. Aberto de terça a quinta a partir das 18h30, e de sexta a domingo do meio-dia até o jantar. Instagram: @bela.bistro






Deixe seu comentário!

Comentários