quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Pegando boi

- Publicidade -

Sábado, agora,  depois de amanhã,  dois de dezembro, tem o “Pega de boi no mato” na Fazenda Bom Fim, do Marcos Lopes, que fica no vizinho município de São José de Mipibu. Estarão por lá os maiores pegadores de bois  não somente das ribeiras daqui, mas também gente que vem vindo de outras partes do Nordeste. Vai ser uma grande festa de vaqueiros como eram as Apartações de antigamente.

Para este ano, já na quinta versão, Marcos fez algumas alterações na programação. A mais importante é a realização da Missa do Vaqueiro, igualzinha ao modelo da Missa de Serrita, de Pernambuco, seguindo os mesmos ritos e ouvindo-se as mesmas músicas, os mesmos hinos  e cantigas que são apresentadas lá devidamente  acompanhadas por sanfonas, violões, triângulo e zabumba. A missa começará às 9 horas. Mas antes acontecerá o tradicional Café do Vaqueiro, exatamente às 8 horas.

A “pega do boi” propriamente dito  vai começar coisa das 11 horas, seguindo o regulamento da brincadeira. Só que este ano tem uma novidade. Será prestada uma homenagem a Luiz de Américo, que foi o mais afamado vaqueiro do Rio Grande do Norte e um dos mais respeitados derrubadores de boi por estes nordestes a fora.

As cinco e meia da tarde começará o Forró do Vaqueiro, o legítimo forró de pé-de-serra. Sem hora para terminar. O Marcos manda dizer que a entrada para o “Pega de Boi no Mato” é franca.

Cadê os deputados?

Leio na coluna “Notas e Comentários” desta TN que faltou quórum na sessão de terça-feira da Assembléia Legislativa. Só foram vistos no plenário 12 deputados. A metade da Casa. Por onde andariam os outros ilustres representantes do povo do Rio Grande do Norte em plena tarde ensolarada de uma terça-feira natalense? Ah, essa pergunta sugere mil respostas e atiça a curiosidade de cristãos e muçulmanos. O que faziam, por este mundo de meu Deus, doze deputados estaduais do Rio Grande do Norte que não estavam presentes a sessão ordinária e regimental da Casa, da casa do povo?

Por conta da gazeta dos ilustres deputados, a Assembléia deixou de votar a pauta na qual, entre outras matérias, estava a indicação do nome da Auditora Maria Adélia Arruda para uma vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Das manchetes

Os principais jornais brasileiros deram ontem as seguintes manchetes de primeira página: Folha de S. Paulo: “Bancos lideram doações a Lula”; Estado de S. Paulo: “Justiça paga supersalários para 2.978 servidores”; Correio Braziliense: “Sanguessugas? Para o Senado, só há inocentes”. Globo: “Governo quer investir mais reduzindo superávit”.

Os bancos e Lula

A manchete da Folha conta que “Os bancos foram os principais financiadores da campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com doações que somam R$ 10, 5 milhões, segundo a prestação de contas dos candidatos que disputaram o segundo turno da eleição presidencial. As prestações de contas foram entregues à Justiça Eleitoral, ontem (segunda-feira), último dia do prazo legal.”

Nunca se viu em tempo algum e em país algum banqueiro gostar tanto de trabalhador quanto gosta banqueiro brasileiro.

Quem paga o pato?

A notícia mereceu destaque na Folha de S. Paulo: “Uma das propostas em discussão para acomodar o aumento das despesas com as medidas de estímulo ao crescimento exigidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva é barrar reajuste real para servidores que já tiveram ganho recente acima da inflação. Acredita a área técnica do governo que poderá haver uma economia de mais de 5 bilhões de  reais”

Essa história que a maioria do funcionalismo público “obteve aumento real recentemente” é um  das grandes balelas do governo. Nas universidades federais, por exemplo, o aumento foi coisa de 5%. Um professor que ganhava 3 mil reais, recebeu  aumento de 5%. O contra-cheque vem agora, por exemplo, com 3 mil e 150 reais. Brutos.

Mas ali tem professor cujo salário não chega a 2 mil reais. Outros que nem recebem l mil reais. Estes foram agraciados com 50 paus. E vão brincar o carnatal felizes da vida.

O livro de Mariana

A poeta Mariana Chaves Santos estará lançando a partir das 15h30   de hoje, no Colégio Marista, o seu livro de estréia “Um toque de mágica”. Mariana tem 10 anos de idade. É neta do poeta Bené Chaves, que anda rindo à toa.

Araken, 74

O médico Araken Irerê Pinto, fazendo 74 anos de idade e quase 50 de medicina, resolveu se aposentar. Fechou o consultório, suspendeu suas atividades clínicas e cirúrgicas nas casas de saúde aos quais servia. Já estava aposentado como professor da Faculdade de Medicina. Agora vai curtir a vida com tempo total e dedicação exclusiva. Ontem, os amigos mandaram celebrar missa em ação de graça e à noite o homenagearam com um jantar num dos bufês desta cidade de Poti mais bela, de cuja aldeia, Araken, nome de pajé, é uma das melhores figuras.

Agripino é candidato

A bancada do PFL, reunida ontem em Brasília, aprovou por unanimidade a indicação do nome do senador José Agripino Maia como candidato oficial a presidente do Senado. O anúncio foi feito pelo próprio presidente do partido, senador Jorge Bornhausen. O PFL tem a maior bancada da Casa.

O PFL, portanto, vai enfrentar de cara a candidatura de Renan Calheiros, do PMDB, que conta com o apoio de Lula, do PT.

Terceira idade

Será realizado amanhã, no auditório do Sesc da Cidade Alta, o I Encontro da Terceira Idade do Plano da CNTI, começando às 8h30.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas