segunda-feira, 13 de maio, 2024
29.1 C
Natal
segunda-feira, 13 de maio, 2024

Pente-fino nas prefeituras

- Publicidade -

O Tribunal de Contas do Estado concluiu as inspeções extraordinárias, iniciadas em abril para saber como anda a administração pública no Rio Grande do Norte. O pente-fino teve como alvo o último ano de mandato de 30 municípios, escolhidos por sorteio. Grosso modo, a situação não chega a ser calamitosa como foi o caso de Guamaré, quando João Pedro Filho era prefeito. Mas não foi a maravilha que deveria ser. Os fiscais do TCE identificaram no Fundef e nos processos licitatórios de obras um ralo de mau gerenciamento dos recursos públicos. Já a Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe endividamentos, atraso no pagamento de salários etc., foi cumprida pela maioria dos prefeitos.

Frase

“Enquanto Wilma caminha a 200 quilômetros por hora, os secretários andam a 20.” (Vivaldo Costa, deputado estadual (PL) sobre a atuação da equipe da governadora Wilma de Faria).

Capital x Interior

Para quem pretende disputar os principais cargos na campanha de 2006, a Grande Natal é o caminho mais curto, pois agrega 737 mil eleitores, 36% do total do Estado, em apenas oito cidades. Porém, convém não esquecer os 144 mil votantes de Mossoró, os 40 mil de Caicó, nem deixar em segundo plano que Assu e Currais Novos já têm mais de 30 mil e Apodi, João Câmara, Macau, Nova Cruz e Santa Cruz ultrapassaram os 20 mil.

Cangaço Moderno

Um alerta ao Ibama. No interior do Estado, proprietários de fazendas de camarão estão dispostos a se armar para evitar que a Polícia Federal cumpra mandatos de fechamento, ou aterramento dos viveiros. Alguns dos quais já são alvo de decisões judiciais nesse sentido. Comentários dão conta de tentativas de formação de verdadeiras milícias.

Contabilistas

Na véspera da eleição para escolha da nova diretoria do Conselho Regional de Contabilidade, as caixas postais dos contabilistas foram inundadas por um e-mail difamatório. Chocada, a candidata Rosário de Oliveira convocou a imprensa, ontem, para repudiar este tipo de coisa. Lembrou que o símbolo da campanha dela, o girassol, remete a crescimento, partilha. Segundo ela, o e-mail foi uma surpresa para todo mundo, “até porque a campanha vinha sendo feita em alto nível.”

Procuradoria

A Câmara Municipal de Natal aprovou ontem a estruturação de sua Procuradoria Jurídica. Com isso, abre-se a perspectiva de um concurso em 2006, com pelos menos seis vagas de assessor jurídico. O órgão será dividido em três: Assistência Comunitária, Administrativa e Legislativa. O primeiro irá dar apoio às causas da população em geral, o segundo tratará de projetos e requerimentos, enquanto o último será responsável pelo acompanhamento dos vereadores nas comissões e no plenário.

Ser ou não ser

A bancada do PT na Câmara Municipal continua longe de um consenso. Enquanto Júnior Rodoviário se mantém na posição de vice-líder do prefeito na casa, ontem, mais uma vez, Fernando Lucena apontou suas armas para a administração municipal. Dessa vez a reclamação recaiu sobre o trabalho da Secretaria de Educação, comandada por Justina Iva. O vereador lamentou a situação das escolas de Natal e o fato de que a cidade estaria entre as de maior índice de analfabetismo do Nordeste.

Cidadãos natalenses

Integrantes da Diretoria de Saúde da Polícia Militar, os médicos Marcos Leão e Roberto Galvão, tenentes coronéis da PM, receberão hoje o título de cidadão natalense. A proposição foi do vereador Edivan Martins. A entrega está marcada para as 10h, na Câmara Municipal. Na solenidade, Francisquinha Dias, mãe de Marcos e ex-secretária do gabinete de José Agripino, também será agraciada.

Selo

O prefeito Agnelo Alves, que retornou ontem do Rio de Janeiro, participa hoje à tarde de uma caminhada em Parnamirim. A caminhada faz parte da mobilização do município para conquista do Selo Unicef.

Frustração

O aumento no eleitorado potiguar não poderá ser utilizado como argumento na luta pela ampliação das bancadas de deputados estaduais e federais do Rio Grande do Norte. Essa questão está relacionada ao crescimento populacional, mas não atende a nenhuma equação direta entre habitantes e vagas, como é o caso da composição das câmaras municipais regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os potiguares vêm sendo prejudicado há anos, se mantendo com o número mínimo de deputados na Câmara Federal, oito, o que se reflete na quantidade de cadeiras na Assembléia Legislativa, 24.

Aumento

A governadora Wilma de Faria (PSB) ficou de mandar, hoje, o projeto de lei que reajusta os vencimentos dos procuradores do Estado. Ontem, a Assembléia aprovou o reajuste salarial de seus procuradores.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas