quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Pequenos encontram novo mercado

- Publicidade -

Em 20 anos de profissão, a costureira Douralice Gomes jamais imaginou um dia estar atenta a cláusulas e contratos em detrimento a linhas, tesouras e máquinas. Mas, hoje, essa é realidade do cotidiano de Douralice, a primeira Microempreendedora Individual (MEI) de Marcelino Vieira. Depois da formalização, em maio de 2010, ela passou a integrar a lista de fornecedores da prefeitura, produzindo fardamentos, camisetas e uniformes para escolas e órgãos da administração municipal.

Com os editais e os serviços particulares, a costureira – que recebe a ajuda das três filhas no ateliê estruturado nas dependências da residência – consegue obter um faturamento médio mensal superior a R$ 3 mil, montante que dobra no mês de junho, quando a demanda por costura aumenta devido aos festejos juninos, o período em que aumenta o número de visitantes na cidade.

O mesmo ocorreu com Tatiane Fernandes dos Santos, que, juntamente com os pais – Áureo dos Santos e Severina Fernandes -, abriu um estabelecimento, o Delicia’s Burguer, que fornecia quentinhas e marmitas. Há três meses, a empresária decidiu formalizar o negócio na categoria de MEI. O futuro do empreendimento trilhou por novos caminhos. “Antes, muitas empresas nos procuravam para fornecer e não podíamos por não ter nota fiscal”.

Com a formalização, foi possível concorrer às licitações abertas para fornecimento de alimentação. Com esses contratos, o restaurante chega a um faturamento médio mensal de R$ 6 mil. “Planejamos obter um empréstimo para ampliar e adquirir novos equipamentos. Isso só viável com um CNPJ [Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas] devido às taxas de juros menores para empresas”, diz Tatiane dos Santos.

O plano da empresária é abrir o primeiro restaurante self-service da cidade, já que Marcelino Vieira não conta com estabelecimento desse porte. “É o negócio da família que agora está regularizado”, comemora.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas