sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Perda de mandato

- Publicidade -

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decretou ontem a perda do mandato do vereador Waldir Pereira, de São Bento do Norte. Com isso, chega a quinta o número de parlamentares punidos, no Rio Grande do Norte, com a cassação por infidelidade partidária, desde que entrou em vigor a resolução 22.610/2007 do Tribunal Superior Eleitoral. A cassação do vereador de São Bento foi aprovada por unanimidade pelos juízes do TRE. Waldir Pereira deixou o Partido Popular Socialista (PPS) em setembro do ano passado e, cinco dias depois, ingressou no Partido Social Democrata Cristão (PSDC). Ele tentou alear que sofreu discriminação, mas os juízes avaliaram que não foram apresentadas provas de que houve alguma atitude indevida por parte da direção partidária. “A mera falta de convites para reuniões do PPS não configuram a discriminação”, argumentou a juízes Soledade Fernandes, relatora do processo.

Absolvição em plenário

Enquanto  Waldir Pereira, de São Bento do Norte, foi cassado na sessão de ontem do TRE, dois vereadores de Monte Alegre,  João Ricardo Ferreira e Jailma Rafael Oliveira, tiveram os mandatos preservados. João Ricardo deixou o DEM em março de 2006. Mas a resolução do TSE contra a infidelidade partidária não estava em vigor nessa época. Jailma Oliveira, também saiu do DEM, porque não teve o apoio da legenda para disputar a presidência da Câmara Municipal. Os juízes acataram os argumentos da defesa.

Ampla coligação

O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) espera que a coligação de apoio à deputada federal Fátima Bezerra reúna 12 partidos. A expectativa foi apresentada na reunião com os pré-candidatos a vereador do PMDB na segunda-feira. Se isso ocorrer, o deputado observou que Fátima Bezerra poderá acabar contando com a maior coligação já firmada no Estado para uma eleição municipal.

Reforma do secretariado

A reforma do secretariado foi o principal tema do comentário de ontem do publicitário Alexandre Macedo, veiculado pela rádio 96 FM. Ele lembrou que, como deve se desincompatibilizar em 2010 para disputar um mandato parlamentar a governadora teria mais um ano e dez meses de mandato. O publicitário avaliou que é tempo suficiente para o governo fazer ajustes na equipe e “avançar em áreas como Saúde, Educação e Segurança Pública”. E disse acreditar que Wober Júnior , que pediu demissão essa semana do cargo de chefe da Casa Civil, e o deputado o Gustavo Carvalho, que saiu do Executivo no início, retornam ao primeiro escalão do governo. Com isso, estaria garantida a permanência de Vivaldo Costa e Cláudio Porpino na Assembléia Legislativa.

Meio Ambiente

A governadora Wilma de Faria abre hoje, às 9 horas, no Parque das Dunas, as comemorações da Semana do Meio Ambiente.  Por volta do meio-dia, ela embarca para Brasília, onde terá audiências no Palácio do Planalto e na Esplanada dos Ministérios.

Defesa da imprensa

O presidente do Senado, Garibaldi Filho, definiu como “uma monstruosidade, uma verdadeira brutalidade”, as agressões sofridas por repórteres do jornal O Dia que foram vítimas da ação de milicianos em uma favela do  Rio de Janeiro.  Lembrando a morte do jornalista Tim Lopes, ocorrida há  seis anos, Garibaldi lamentou que agressões como essas continuem  acontecendo.

Congratulações

O vereador Edivan Martins apresentou ontem, no plenário da Câmara Municipal votos de congratulações à TRIBUNA DO NORTE pela iniciativa de realizar o seminário “Motores do Desenvolvimento do RN”.

Convênio

O ministro da Previdência Social (MPS), Luiz Marinho, e o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assinaram ontem um acordo de cooperação técnica para coibir fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o sistema eleitoral. O acordo permite o cruzamento de informações entre os bancos de dados dos dois órgãos e, com isso, identificar eventuais pagamentos indevidos em nome de segurados da Previdência que já faleceram.

Lula e as eleições

O presidente Lula convocou para segunda-feira (9) a segunda reunião ministerial do ano. Na pauta, orientação de comportamento para os ministros durante as eleições e pedido para que trabalhem em prol do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas