Cookie Consent
Esportes
Perda de valor de Neymar é de mais de 100 milhões de euros
Publicado: 00:00:00 - 03/07/2022 Atualizado: 19:33:45 - 02/07/2022
Com 30 anos de idade, Neymar está no pior momento de sua carreira no futebol europeu, que começou em 2013. Um levantamento feito pelo Odds Scanner aponta que na última temporada, o jogador participou de apenas 28 partidas, um pouco mais de 50% dos jogos do PSG em 2021/22.

PSG Oficial
O contrato do jogador Neymar foi renovado com o PSG até 2027 por meio de duas cláusulas que garantiam extensões automáticas. No entanto, o futuro do atacante no clube francês ainda é incerto

O contrato do jogador Neymar foi renovado com o PSG até 2027 por meio de duas cláusulas que garantiam extensões automáticas. No entanto, o futuro do atacante no clube francês ainda é incerto


Os motivos de ausência nos demais 22 jogos da temporada foram: recuperação do ritmo competitivo (9 partidas perdidas), queixa quanto aos adutores (1 partida perdida), lesão no tornozelo (12 partidas).

Além disso, Neymar ficou de fora da Coupe de France e do Tropheé des Champions, e na Champions League, não marcou nenhum gol pela primeira vez na sua carreira, fazendo apenas duas assistências durante os 467 minutos que esteve em campo - em 2020/21, o jogador marcou seis gols e fez três assistências durante os seus 746 em campo.

Com a queda de rendimento ocorrendo de forma gradual ao longo dos últimos cinco anos, Neymar sofreu sua quarta desvalorização consecutiva e agora é avaliado em 75 milhões de euros, valor consideravelmente inferior ao seu maior valor de mercado, 180 milhões de euros, atingido em 2018.

O contrato do jogador foi renovado com o PSG até 2027 por meio de duas cláusulas que garantiam extensões automáticas. No entanto, o futuro do jogador no clube francês ainda é incerto. Em uma entrevista recente, Nasser Al-Khelaifi, presidente do time, quando questionado acerca de Neymar, respondeu que "alguns virão e outros irão, mas são negociações privadas".

Mbappé tem contrato renovado

Se as coisas não aparentam estar muito positivas para o Neymar atualmente, o mesmo não é verdade para Mbappé. Após rejeitar aproximações do Real Madrid, o francês renovou o contrato com o PSG para até 2025.

Mbappé tem mantido um ótimo desempenho nos últimos cinco anos, chegando a participar de 46 jogos na temporada passada, quando marcou 39 gols (6 deles na Champions League) e fez 26 assistências.

Atualmente, Mbappé é avaliado em 160 milhões de euros, um pouco abaixo de seu maior valor de mercado 200 milhões de euros em 2019.

Dificuldade para sair

Ainda que o PSG queira se livrar de Neymar, isso não é fácil. É uma operação complicada, sobretudo em virtude das altas cifras relacionadas à negociação. São poucos os clubes no mundo capazes de bancar os valores da transferência e do contrato. Diante desse cenário, até um empréstimo é considerado. Fato é que o clube francês não admite que planeja negociar Neymar, mas não o considera mais instransferível, como admitia em 2019.

O Newcastle, da Inglaterra, poderia ser um destin por causa do dinheiro da família real da Arábia Saudita, que assumiu o time inglês recentemente. O Chelsea também aparece como possível opção do craque brasileiro pela relação com Thomas Tuchel, técnico alemão que trabalhou com Neymar no PSG. Thiago Silva, inclusive, deixou abertas as portas para o amigo.

"Ele tem de ir para o Chelsea. Se tiver de sair do PSG, tem de ir para lá. A expectativa, se vier a acontecer, é a melhor possível. Ele dispensa comentários. Até o momento, não sei de nada, mas espero que se concretize", disse o zagueiro, companheiro do atacante na seleção e no time francês por três temporadas. Os torcedores do Barcelona certamente gostariam de ter o atacante de volta. Foi na equipe catalã que ele viveu a melhor fase de sua carreira. Mas não há dinheiro para contratá-lo.

Mas, segundo o jornal espanhol El País, o PSG já teria avisado ao estafe de Neymar de que ele não faz mais parte dos planos do clube para a próxima temporada. A decisão teria sido informada ao pai do camisa 10, Neymar da Silva Santos, responsável pela carreira do atleta, e teria também a concordância do atacante Kylian Mbappé, principal nome do time nos últimos anos.

De acordo com a publicação da Espanha, a diretoria passou a olhar com outros olhos em relação a Neymar após renovar o contrato com Mbappé, principal referência do projeto esportivo do PSG atualmente. A estrela francesa de 23 anos teria exigido mudanças para estender o seu vínculo. Uma delas seria a saída de Neymar, criticado na França por episódios de "sistemática indisciplina". Nenhuma das partes envolvidas se manifestou.

O periódico espanhol afirma que o PSG busca uma solução amigável para o caso. O pai de Neymar teria exigido o pagamento do que está estipulado no contrato, algo em torno de 200 milhões de euros (R$ 1,1 bilhão).

A reportagem apurou que está nos planos de Neymar se reapresentar após as férias no PSG. O clube fará pré-temporada no Japão.

Números

No total de sua carreira, incluindo categorias de base, Neymar tem 466 gols. Apenas como profissional, os números seguem impressionantes: 413 gols defendendo PSG, Barcelona, Santos e seleção brasileira principal.

É com a camisa do Santos que Neymar tem mais gols na carreira: são 136 bolas nas redes como Menino da Vila, em 225 partidas profissionais, além de mais 34 gols em 47 partidas nas categorias de base do Peixe.

Com o Barcelona, o craque marcou 105 vezes nos 186 jogos pelo clube catalão. Já pelo PSG, Neymar chegou aos 100 gols feito que realizou em 143 partidas disputadas.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte