quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Perspectivas para o setor

- Publicidade -
Antonio Roberto Rocha 
Cautelosa, porém otimista. Esta é a previsão dos dirigentes das principais entidades de classe do Turismo do Rio Grande do Norte quanto à retomada, ainda considerada lenta e gradual. Já o poder público do RN é mais efusivo e aposta em índices satisfatórios já neste atual momento, sobretudo devido ao fato de as empresas aéreas terem aumentado significativamente a oferta de voos para Natal em julho. 
A ABIH-RN, que constatou através de levantamento mensal, em junho, ocupação hoteleira média surpreendente de 43% em Natal e de 41% na Pipa/Tibau do Sul, informa que a perspectiva para julho não é das mais animadoras, ao contrário do mês anterior.
“Julho ficará em torno de 50%. E olha que esses 50% são para comemorar. Estou falando de uma média. O momento ainda é muito difícil. Tem hotéis com 30%, que sequer pagam o custo. Melhoras mesmo só em setembro e outubro, quando a vacinação for mais abrangente. Já as perspectivas para o verão são muito boas. É inegável”, comenta Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares do RN, Habib Chalita, lembra que o prejuízo no setor é incalculável. “Só a perda de empregos diretos no Turismo do RN durante a pandemia já está em torno de 50 mil postos de trabalho. Hotéis, bares, restaurantes, bufês e casas de recepção, porém, se reinventaram e estão se adequando bem às exigências dos protocolos de biossegurança”, reforça Chalita.
Eventos – Já o vice-presidente do Natal Convention Bureau, Leandro Martins, prevê que no próximo ano o setor de eventos, em Natal, voltará finalmente aos níveis pré-pandemia. Há muita reserva de espaço, segundo ele, já que houve vários eventos adiados. 
Para este ano, a grande expectativa de faturamento, diz Martins, está no Congresso Brasileiro de Oftalmologia, de 21 a 23 de outubro, que prevê a participação de cinco mil pessoas em 15 espaços distintos: o pavilhão de feiras e 14 salas do Centro de Convenções de Natal.
“O momento atual já é razoável para o setor de eventos. As empresas organizadoras e montadoras estão voltando a trabalhar. Os decretos nos permitem uma programação para a carga total de participantes. Já dá para planejar”, ressalta o vice do Natal CVB, diretor de uma empresa especializada em tecnologia para eventos, a Data Show Brasil.
RN se destaca em demanda aérea
Levantamento realizado pela Emprotur,  em parceria com a empresa europeia de Big Data, a ForwardKeys, revelou que a demanda por passagens aéreas domésticas no Brasil tem crescido substancialmente. Entre os destinos nacionais, o Rio Grande do Norte teve o segundo maior crescimento na emissão de passagens aéreas para chegadas até setembro, em relação ao período pré-pandêmico de 2019. Foi o primeiro do Nordeste.
Somente em junho deste ano, segundo o levantamento, o Rio Grande do Norte obteve um aumento de mais de 200% em quantidade de passagens aéreas emitidas, considerando somente as viagens domésticas, nos quais as cidades de Belo Horizonte (423%) e Brasília (235%) registraram as maiores altas de envios de passageiros. São Paulo, porém, continua com a maior fatia de visitantes que desembarcam no RN, com 44% do total. 
Passageiros – Em junho de 2021, o movimento de passageiros no Aeroporto Internacional de São Gonçalo voltou a atingir a casa dos seis dígitos, ultrapassando os 120 mil passageiros domésticos, somando embarques (62 mil) e desembarques (59,6 mil). Significa 80% da demanda de 2019. 
O fluxo de passageiros do mês de junho foi aproximadamente 28% superior ao mês de maio. Esse é o segundo mês de crescimento consecutivo de movimentação de passageiros e aeronaves, tendência que deve ser mantida nos próximos meses.
Natal é o destino mais resiliente
O desempenho geral do RN no mercado interno brasileiro em junho, segundo ainda o levantamento da Foward Keys, atingiu 108% da demanda de junho de 2019. Foi o maior percentual entre os destinos brasileiros. O resultado levou a empresa a classificar Natal como “o destino doméstico brasileiro mais resiliente”.
Entre as cinco principais cidades de origem para viagens domésticas a Natal estão Brasília, com 314% de aumento em relação aos níveis de 2019, entre 1º de julho a 31 de dezembro, seguida de São Paulo (+288%), Belo Horizonte (+275%), Porto Alegre (+191%) e Rio de Janeiro (+150%). 
Agentes terão experiências no RN
“A experiência do Rio Grande do Norte”. Este é o evento que o presidente da Emprotur, Bruno Reis, anuncia para o quarto trimestre do ano. Agentes de viagens selecionados com os melhores desempenhos em vendas para o RN serão convidados para uma experiência inusitada no destino. 
RN se beneficia com nova trilha da PB
A Paraíba ganhou mais um roteiro turístico que poderá beneficiar o Rio Grande do Norte. Trata-de de uma trilha de longa distância, que é uma das primeiras do Nordeste. Está situada no Mirante Vale da Serra, em Araruna (PB), cidade vizinha a Passa e Fica (RN). A trilha Caminhos das Ararunas tem 100 km de percurso e fica a 4km do Rio Grande do Norte. Está cadastrada na Rede Brasileira de Trilhas de Longa Distância e é toda georreferenciada e sinalizada. 
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas