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Pesca espera terminal há dois anos

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Vinícius Menna e Andrielle Mendes – repórteres

Quando anunciado, o Terminal Pesqueiro Público de Natal surgiu com a promessa de que seria o mais importante do Nordeste, capaz de impulsionar a pesca no RN, gerar milhares de empregos e tornar-se um polo pesqueiro para toda a América Latina. A previsão inicial era de que o empreendimento ficasse pronto até o final de 2010, mas após sucessivas mudanças nos prazos de conclusão e aproximadamente R$ 35 milhões do dinheiro público já aplicados no empreendimento, a obra permanece parada há dois anos, acumulando depreciações causadas pelo tempo e pela utilização irregular do espaço.
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Desde 2009, a obra do Terminal já passou pela gestão da ex-governadora Wilma de Faria, adentrou o governo de Iberê Ferreira de Souza e agora está nas mãos da governadora Rosalba Ciarlini. O projeto também já foi elogiado e defendido por dois ministros da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolim e o atual titular, Marcelo Crivella, durante diversas visitas realizadas em Natal.

#SAIBAMAIS#E enquanto as negociações para o recomeço das obras são retomadas com a construtora responsável, empresas de pesca buscam alternativas para desembarcar e escoar o pescado em Natal. A maioria delas optou por pagar para usar terminais privados, decisão que gera a dependência de uma logística complexa e onera o empresariado.

A despeito dos benefícios que o  Terminal Pesqueiro poderia proporcionar ao setor, uma série de entraves atrapalha a conclusão da obra. Órgãos fiscalizadores como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) investigam os valores da construção. Além disso, condições delicadas permeiam a utilização do espaço do empreendimento, que além de ser dividido com a Superintendência de Trens Urbanos de Natal (CBTU), utiliza como área de escoamento uma área que é patrimônio histórico da cidade.

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