quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Pesca, uma atividade produtiva

- Publicidade -

João Lyra Neto
Jornalista

A pesca é uma atividade produtiva e praticada em vários pontos do país, colocando o pescador e o empresário numa posição bem situada. Pelo que se sabe, a pesca muito representada para esta Região, onde tem uma influência e participação positiva na nossa economia. Pelo que se sabe é praticada pela classe menos favorecida ou de baixa renda, na utilização de redes, tarrafas em embarcações que muitas vezes, deixam a desejar. Por ai é que luta o pescador no seu dia a dia, para conseguir manter a sua melhoria econômica. AS propósito, o terminal pesqueiro é um meio por demais importante, para quem trabalha nessa atividade. Na gestão da governadora Wilma de Faria, havia um grande interesse em colocar o Estado com um ponto alto nesse trabalho no mar e excelentes condições da área. Isso só poderia ser feito com a pronta ajuda do Governo federal e do Governo do Estado, pelas condições salariais dos que praticam a pesca.

A pesca da lagosta por seu turno, pela sua elevada escala, é uma atividade bastante privilegiada, ao lado do camarão, apesar de normas rígidas para a sua pesca. O Brasil, pelo, divulgado, possui mais de 10 milhões de hectares de águas continentais. Afirma-se, ainda, que o Nordeste se destaca com a criação de tilápia e beijupiara e, no centro-oeste, com a criação de surubim. Nesse aspecto há um grande interesse em se desenvolver não só esse tipo de pescado, pelo seu valor como a pronta venda do produto, em supermercados, açougues e outras revendas. Não só no Rio G. do Norte, a pesca desse modo atrai a iniciativa privada. Pelo que se tem publicado, há uma enorme área no cultivo do camarão. Mesmo com algumas restrições. Os empresários têm conseguido fazer bons negócios. Nesse particular, a luta tem sido grande para vencer alguns desafios . A área costeira é muito importante gerando enorme preocupação por parte dos que participam dessa atividade.

O Rio G. do Norte é o décimo Estado brasileiro na produção de pescado, com uma avaliação de mais de 50 tons. por ano. O ex-ministro Crivella muito se empenhou na solução dos difíceis problemas que atingiam a pesca. Foi um trabalho, pode-se dizer, incessante do ministro com a realização em vários Estados, debatendo a situação da pesca em vários pontos do país. Esse trabalho teve o apoio do Governo Federal. A pesca no sul, ao contrário do Nordeste, gira em torno de toneladas e garantindo a sua exportação. O salmão peixe altamente conhecido e o atum figuram como os pescados principais na linha de pesca de exportação. A região Sul, desse modo, aparece em primeiro lugar nessa atividade, usando material de pesca altamente sofisticado. O rio G. do Norte, com bons equipamentos, precisa desenvolver a pesca, seja de jangada ou de barco. O pescador tem lutado, terrivelmente, para lançar a sua rede ao mar. Ai é onde reside o problema.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas