quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Pescadores buscam medidas

- Publicidade -

O governo do estado informou ontem que pedir à Secretaria estadual de Trabalho, Habitação e Ação Social (Sethas) “um levantamento para verificar a possibilidade de oferecer cestas básicas às famílias de pescadores até que a situação em que se encontram seja normalizada”. Eles estão impossibilitados de exercer suas atividades por causa do baixo nível das águas dos reservatórios ocasionado pela ausência de chuvas.

O assunto foi tema de reunião, ontem, entre o governador em exercício Fábio Dantas e uma comissão de representantes de colônias de pescadores em águas internas de todo o Estado.

Segundo o subcoordenador de pesca e aquicultura da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Pecuária (Sape), Alberto Cortez, são 16 mil pescadores prejudicados e que se encontram em situação de fragilidade alimentar juntamente com suas famílias.

Durante a reunião, também foi tratado sobre a ausência de um seguro-defeso para os pescadores de águas interiores e a possibilidade de buscar apoio junto ao Governo Federal.

“Estamos solicitando à Sethas um levantamento sobre a possibilidade de utilizar parte dos recursos do Fundo da Pobreza, que mantém os programas do Leite e o Restaurante Popular, para uma ação emergencial aos pescadores e pescadoras. E também vamos fazer gestões junto ao Governo Federal para contornar problemas de inadimplência junto ao Pronaf e buscar alternativas”, afirmou Fábio Dantas.

Compareceram à reunião representantes de colônias de Pescadores dos municípios de Pau dos Ferros, Ipanguaçu, Nísia Floresta e Cruzeta. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Sousa também participou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas