quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Pesquisa 1

- Publicidade -

Neste período em que quase ninguém fala em sucessão municipal, mas as redes sociais são cruéis com os gestores públicos, a 131° rodada da pesquisa CNT/MDA traz os seguintes dados sobre a avaliação que os eleitores fazem dos prefeitos das cidades em que moram: 4,2% avaliam a administração ótima, 22,4% boa e 25,8% regular. Aí a coisa pega: Para 15,4% a administração é ruim; 29,8% consideram péssima. No caso dos governadores, “adentrando” no segundo ano de mandato, bom e ótimo somam 26,5%, enquanto ruim e péssimo, 34,9%.

Pesquisa 2
A intenção de voto espontânea para presidente da República,  divulgada ontem pela Confederação Nacional do Transporte, traz o ex-presidente Lula na cabeça, com 8,6%, seguido de Aécio 5,7%, Marina 3,8%, Dilma 2,3%, Temer 2,1%, Bolsonaro 2,1%, Ciro Gomes 1,2%, Geraldo Alckmin 0,6%, Joaquim Barbosa 0,6%, José Serra 0,3%, outros 1,7%. Branco/Nulo 16,7%, indecisos 54,1%.

Pindaíba
Comentário de um assessor municipal ao ser informado ontem, pelo WhatsApp Zap da Femurn, sobre os valores da primeira cota de junho do Fundo de Participação. “Estamos lascados. Mais um dia 10 zerado”. O “10 zerado”, na linguagem dos municipalistas, significa dizer que após a retenção obrigatória das verbas para os fundos da Educação, Saúde e para o Pasep, a sobra, se muito, dará para pagar o INSS.

Transparência
Saiu o novo ranking da transparência, elaborado pelo Ministério Público Federal. A boa notícia é que a média das notas atribuídas aos municípios do Rio Grande do Norte subiu de 2,90, em dezembro, para 4,68 agora em junho. Das 167 cidades, 120 obtiveram notas melhores e 14 mantiveram às anteriores. Do lado negativo, 33 regrediram. O Portal da Transparência do Governo do Estado também melhorou. A nota subiu de 7,8 para 9,2, colocando o RN em 8º no ranking nacional.

Segurança
Com a Secretaria de Segurança sob nova direção, a Prefeitura da Parnamirim planeja reenviar ofício solicitando a reabertura do Posto Policial de Monte Castelo, que teve o seguinte despacho assinado pela secretária de então, Kalina Leite, em 5 de maio de 2016: “Por ora não é possível atender ao pleito, pois demanda emprego de efetivo e atualmente a Polícia Militar possui um déficit de 2/3 de servidores no seu quadro de pessoal”. No parágrafo seguinte, a secretária lembrava que o governador havia autorizado a realização de concurso, mas não acenava se o pedido seria atendido quando o efetivo fosse reforçado.

Agronegócio
O deputado federal Walter Alves (PMDB/RN) participou ontem de uma reunião com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira. O encontro foi realizado na sala da liderança do PMDB na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. Durante o encontro, que também contou com a presença do chefe do Gabinete da Faern, Luiz Cláudio, foi discutida a expectativa pela promulgação da Medida Provisória (MP) 707/2015. A MP garante melhores condições para o refinanciamento de dívidas de produtores rurais.  O texto já foi aprovado na Câmara e no Senado e está aguardando a promulgação por parte do Poder Executivo. Walter Alves integrou a Comissão Mista que debateu a medida.

Violência 1
O custo econômico da violência em 2015 foi de 13,6 trilhões de dólares (R$ 47,6 trilhões pelo câmbio atual), segundo estimativa do Global Peace Index 2016, divulgado ontem. Entre os 163 países citados na pesquisa, os Estados Unidos ocupam a posição 103 entre os “mais pacíficos” e o Brasil a 105.

Violência 2
Num exemplo prático, para dar dimensão do problema, o valor gasto com a violência em 2015 seria suficiente para garantir o pagamento do Bolsa Família por 1.678 anos, levando em conta o cadastro e os valores do ano passado.

Ex-prefeito A Assembleia Legislativa aprovou moção de pesar pela morte do professor e ex-prefeito de Natal, Manoel Pereira dos Santos. A moção foi proposta pelo presidente Ezequiel Ferreira e subscrita pelos deputados Getúlio Rêgo, Hermano Morais e Álvaro Dias.

Secretariado
Em solenidade realizada no auditório da Governadoria, o economista e advogado especialista em gestão pública e em direito administrativo, Getúlio Ribeiro, tomou posse ontem e vai cuidar das Relações Institucionais do governo Robinson Faria.  Ribeiro, de 55 anos, vinha exercendo o segundo mandato como prefeito do município de Várzea, do qual renunciou para assumir o cargo, que vinha sendo ocupado por Hudson Brito.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas