terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Pesquisa avalia desempenho de gestores durante a pandemia

- Publicidade -
Com relação ao desempenho durante a pandemia de covid-19, a maioria da população de Natal desaprova a atuação da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente  Jair Bolsonaro; e aprova a do prefeito Álvaro Dias (PSDB). A informação consta na mais recente 
pesquisa promovida pelo Instituo Consult, que também sondou a aprovação desses gestores de maneira geral.  
Fátima Bezerra, aprovação de 24,5%
O desempenho do prefeito Álvaro Dias no combate à pandemia do coronavírus tem a aprovação de 58,4% da população em Natal, enquanto 26% desaprova e 15,6% afirmam que não sabem dizer. A atuação da governadora Fátima Bezerra no enfrentamento do coronavírus é aprovada por 24,5% da população e tem a desaprovação de 62%, enquanto 13,5% dizem que não sabem responder. Com relação ao trabalho do presidente Jair Bolsonaro, também na pandemia, a aprovação do natalense é de 42,9%, a desaprovação fica em 45,5% e 11,6% não sabe avaliar.  
Na estratificação desta avaliação por área geográfica da cidade, o melhor desempenho do prefeito é na região Sul, onde ele chega a 64,5% de aprovação pelo desempenho no combate ao coronavírus. No caso da governadora, ela vai a 25,8% de aprovação na região Norte pelo trabalho de controle da pandemia.  O presidente chega a 50% de aprovação na região Oeste pela atuação com relação à covid-19.
A pesquisa Consult também fez a sondagem sobre a avaliação de maneira geral da população de Natal com relação às administrações do prefeito Álvaro Dias, da governadora Fátima Bezerra e do presidente Jair Bolsonaro. 
A administração do prefeito Álvaro Dias tem a aprovação de 58,1% e a desaprovação de 25,8%, enquanto 16,1% não sabe responder. A administração da governadora Fátima Bezerra tem 24,3% de aprovação e 63,4% de desaprovação. 12,3% não sabem responder sobre a administração da governadora. A administração do presidente Jair Bolsonaro é aprovada por 39,1%, desaprovada por 48,6%, enquanto 12,3% não sabem responder. 
Na estratificação geográfica, Álvaro Dias tem o percentual mais expressivo de aprovação na região Oeste, onde chega a 65,6%. Fátima Bezerra é aprovada por 27,5% na Zona Norte da cidade e o presidente Jair Bolsonaro por 42% na mesma região. 
A desaprovação da administração da governadora teria implicação em um apoio dela a uma candidatura à Prefeitura de Natal. Diante da pergunta “Se a governadora Fátima Bezerra pedisse agora em 2020 o seu voto para um candidato a prefeito de Natal, apoio por ela, o que o(a) sr(a) faria?”, 60,7% responderam que “com certeza não votaria no candidato apoiado pela governadora”. As demais respostas ficaram distribuídas entre os 3,7% que afirmaram “com certeza votaria” no candidato da governadora; 15% poderia votar”; 14% que o “pedido dela não iria alterar”; e 6,6% que não sabe dizer. 
Álvaro Dias, aprovação de 58,4%
Pergunta semelhante foi feita sobre um possível apoio do presidente Jair Bolsonaro  a uma candidatura a prefeito de Natal. 55,5% afirmaram que com certeza não votaria em um candidatura para o qual Bolsonaro pedisse o voto; enquanto 11,6% afirmaram que com certeza votaria; 14,3% que poderia votar; 13,3% que o pedido dele não faria diferença e 5,5% que não sabe dizer.
Ao apontar qual a maior consequência do isolamento social decretado pelo governo do Estado, como fechamento do comércio e das empresas prestadoras de serviço,  30,2% dos entrevistados afirmaram que é o “agravamento da crise econômico pelo fechamento do comércio, das escolas e das prestadoras e serviços”. Para 28,7%, é a “proteção às pessoa para não serem contaminada pelo coronavírus”. 
25,6% apontam como consequência “a diminuição da contaminação pelo vírus e mais vagas na rede hospitalar”; enquanto 23,3% considera que “o aumento do desemprego” como a implicação principal. 
Em relação ao coronavírus, o receio mais comum do natalense (58,7%) é adoecer e não encontrar vaga na rede hospitalar. Para 32,9%, a maior preocupação é ser contaminado pelo coronavírus. Ainda responderam “perder o emprego (7,1%), ter a renda familiar diminuída (6,7%), quebrar financeiramente (3,2).
Registro 
A Pesquisa Consul está registrada no TSE  RN 01510/2020, uma vez que abrangeu também sondagem sobre intenção de voto para prefeito, como foi noticiado na edição da TRIBUNA DO NORTE de quinta-feira (2). O prefeito Álvaro Dias lidera a intenção de voto, na sondagem estimulada, com 32,5%, em cenário no qual Natália Bonavides fica em segundo com 4.9%, praticamente empatada com Kelps Lima, que parece com 4,8% e Hermano Morais, com 4,3%. Em seguida, ficaram Eudiane Macedo, com 3,1%, Sandro Pimentel, com 2,8%; Coronel Azevedo, com 2,1%; Professor Carlos Alberto, com 1,8%¨; e Fernando Pinto, com 0,1%. Entre tiveram 21% que respondera “nenhum” e 19,4% que “não sabem”. A margem de erro é de 3,1%. Com esses percentuais, o prefeito Álvaro Dias seria reeleito no primeiro turno. 
Os questionários foram aplicados entre do dia 24 a 28 de junho deste ano. “A  área de abrangência ou de investigação da pesquisa, foi formada pela população da cidade do Natal/RN, distribuída em toda a área geográfica da cidade, representado por quatro regiões, em  31 bairros”, informa o relatório do instituto. Foi utilizada uma amostra probabilística casual simples de mil entrevistas. os resultados da  pesquisa estão  sujeitos  a um erro máximo permissível de 3.1%, com confiabilidade de 95%. 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas