Pesquisa comprova sucesso em 2018

Publicação: 2018-03-27 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O Carnaval Multicultural de Natal  teve uma presença de público 26,7% a mais e uma movimentação financeira 52,23% maior do que no carnaval passado. Os números foram apresentados ontem pela  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) que divulgou a pesquisa com o perfil do público e empregabilidade durante a festa mais popular do Brasil.  O público total de foliões que esteve no evento chegou a 573.654 pessoas. Ano passado, o número de presentes foi de 452.670.

Créditos: Anderson RégisMarcelo Queiroz apresenta números e destaca importância da pesquisa para o planejamento do comércio e do poder públicoMarcelo Queiroz apresenta números e destaca importância da pesquisa para o planejamento do comércio e do poder público

Marcelo Queiroz apresenta números e destaca importância da pesquisa para o planejamento do comércio e do poder público

Em relação aos gastos, os foliões fizeram circular na economia da cidade, R$ 61,44 milhões. Em 2017 esses gastos foram de R$ 40,35 milhões. Na festa do ano passado o investimento da Prefeitura foi de R$ 4,5 milhões, contra R$ 5,5 milhões agora em 2018. Os números apontam um retorno positivo do investimento público no evento.

“O carnaval é fonte de alegria e de movimentação econômica. A pesquisa mostra o acerto da Prefeitura do Natal quando, desde 2014, resolveu ser audaciosa e decidiu apostar no carnaval. Hoje a festa é uma realidade na nossa cidade. Uma festa que resgatou tradição e que levou alegria para a população em todos os polos. Uma festa segura onde não tivemos registros de insegurança em nenhum dos polos. Fizemos tudo isso em um período de crise. Mas nós enfrentamos, investimos e acreditamos. Fomos aconselhados a tirar o pé do acelerador, mas eu disse que não poderia acabar uma festa na qual investe-se R$ 4 milhões e que tem-se de volta R$ 40 milhões em movimentação econômica”, comentou o prefeito Carlos Eduardo.

O gasto médio diário individual também teve uma variação positiva. Os turistas gastaram (excetuando a hospedagem) R$ 118,73. Ano passado essa média foi de R$ 109,58. Os gastos dos natalenses durante a festa também tiveram curva ascendente. Este ano a média foi de R$ 65,17, contra R$ 61,52 em 2017. Desses gastos médios, tanto turistas quanto potiguares investiram mais seu dinheiro no item alimentação. No caso dos visitantes 41,5% do total consumido teve esse item como destino. Os natalenses chegaram a 59,7% de gastos com alimentos.

Segundo o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, a pesquisa é muito importante para que o empresariado e a Prefeitura possam planejar seus investimentos. “A pesquisa serve como uma espécie de guia para orientar investimentos públicos e das empresas também. Os números apontam que o evento deu certo. Ano após ano a nota de aprovação cresce. Este ano a nota foi de 8,65 contra 8,63 em 2017 de nota geral da população para a festa. Cerca de 89,8% dos que estiveram na festa disseram que pretendem participar de novo em 2019. Ou seja, a festa foi aprovada”, explicou.

Entre todos os polos, Ponta Negra foi o que apresentou o melhor desempenho em relação à movimentação financeira no que diz respeito aos gastos durante o período momesco. No local, a pesquisa estimou um gasto total em torno de R$ 20 milhões, sendo pouco mais de R$ 17 milhões investidos pelos visitantes e próximo de R$ 3 milhões gastos pelo público local. O polo da Redinha vem na segunda posição com cerca de R$ 18,5 milhão. Na sequência tem Petrópolis com aproximadamente R$ 15 milhões, Praia dos Artistas, em torno de R$ 6 milhões,  Centro Histórico R$ 800 mil e Rocas, R$ 700 mil.

A pesquisa também abordou a empregabilidade no período para avaliar a geração de empregos/ocupação na cidade durante o carnaval. Foram entrevistadas 301 pessoas. Entre os pesquisados, 77,4% disseram que o evento teve um impacto positivo no seu negócio.

Entre os números apresentados ficou evidenciado o crescimento da participação dos turistas, que saltou de 18% para 21%, sendo que a maioria dessas pessoas veio de Pernambuco, seguido por São Paulo e Rio de Janeiro.

O reflexo dessa movimentação exerceu impacto direto na empregabilidade. De acordo com o secretário de cultura, Dácio Galvão, a pesquisa mostra que cerca de 25% dos entrevistados tiveram novos empregos (em sua maioria informais) durante o carnaval, “surfando na onda” dos gastos dos turistas na cidade. “Foi muito positivo culturalmente e economicamente para Natal”, disse.



Deixe seu comentário!

Comentários