Pesquisa descobre material orgânico em planeta-anão

Publicação: 2017-02-17 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Um estudo publicado ontem na revista Sciense descobriu a presença de material orgânico na superfície de Ceres – um planeta anão do sistema solar parte de um cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. O material orgânico é uma condição essencial para existir vida.

Feito a partir de dados da sonda espacial Dawn, da Agência Espacial Americana (Nasa), o estudo mostra que o material se formou em Ceres, ou seja, não chegou ali vindo de outro lugar.

Os compostos químicos encontrados (amônia, gelo de água, carbonatos, sais e material orgânico) sugerem um ambiente favorável para uma química pré-biótica, ou seja, algo bem próximo do que poderia gerar vida"

Cientistas também já indicaram a presença de água nas crateras de Ceres, elemento considerado essencial para haver vida.

Segundo uma pesquisa publicada em dezembro, Ceres concentra água congelada nas regiões mais escuras.

Na avaliação dos pesquisadores, essas descobertas podem ajudar a entender como se formam compostos orgânicos interestelares e como eles interagem entre si.

A pesquisa também pode ajudar a compreender como os primeiros organismos sugiram na Terra e até no Sistema Solar.

*Com informações do Uol e do Jornal Nacional