Pesquisa do Projeto Smart Metropolis recebe prêmio

Publicação: 2019-10-22 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Uma pesquisa realizada no âmbito do Projeto Smart Metropolis, iniciativa vinculada ao Instituto Metrópole Digital, recebeu na semana passada destaque internacional ao ser premiada como best paper apresentado na 5ª Conferência Internacional IEEE de Cidades Inteligentes (ISC2 2019). O evento tem abrangência global e reúne pesquisadores profissionais do mundo inteiro, com o intuito de discutir temas relativos às cidades inteligentes.

A pesquisa, apresentada no formato de artigo científico, intitula-se Orthus: a Blockchain Plataform for Smart Cities (Orthus: uma plataforma Blockchain para cidades inteligentes) e foi classificada melhor trabalho exposto durante a conferência, que aconteceu entre os dias 14 e 17 deste mês, na cidade de Casablanca, no Marrocos. A conferência recebeu mais de 60 trabalhos oriundos de 20 países diferentes.

Desenvolvida a partir da dissertação de mestrado em Sistemas e Computação do discente Stefano Loss, um dos autores do artigo, a pesquisa apresentada reporta uma plataforma desenvolvida com base na blockchain (tecnologia de registro de informações que funciona como uma rede blocos encadeados) e sua aplicabilidade no contexto das cidades inteligentes e seus aspectos.

Além de Stefano, a pesquisa também foi realizada pelo graduando em Engenharia da Computação João Marcos Araújo e recebeu a orientação dos professores do IMD Frederico Araújo da Silva Lopes e Nélio Cacho, coordenador e vice-coordenador do Projeto Smart Metropolis, respectivamente.

O trabalho foi apresentado pelo professor Frederico Lopes, que representou a equipe na conferência. Além da pesquisa premiada, o Projeto Smart Metropolis ainda teve três artigos aceitos para exposição nessa mesma conferência.

A 5ª Conferência Internacional IEEE de Cidades Inteligentes trata-se de evento cujo objetivo é discutir temas que permeiam o contexto do desenvolvimento de soluções no âmbito dessa temática.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários