terça-feira, 23 de abril, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Pesquisa Ipec: Lula está com 44% e Jair Bolsonaro tem 32%

- Publicidade -
Com 44% das intenções de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa pelo Palácio do Planalto. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Os números são da primeira pesquisa eleitoral feita neste ano pelo IPEC (ex-Ibope).
Ainda segundo o Ipec, Ciro Gomes (PDT) tem 6% e Simone Tebet (MDB) tem 2%. Vera Lúcia (PSTU) tem 1%. Eymael (DC), Felipe d’Avila (NOVO), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União): não pontuaram. Brancos e nulos somam 8%. Num potencial segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista lidera com 51% ante 35% do presidente. Brancos e nulos são 9% e 5% não responderam ou não sabem.
Essa é a primeira pesquisa voltada para as eleições presidenciais realizada pelo Ipec neste ano. O último levantamento havia sido feito em dezembro de 2021.
Contratada pela TV Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de agosto e entrevistou 2.000 eleitores presencialmente. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03980/2022.. A pesquisa tem dois pontos de margem de erro para cima e para baixo.
São Paulo 
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) tem 29% das intenções de votos para o governo de São Paulo, aponta pesquisa Ipec no Estado divulgada nesta segunda-feira, 15.
O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 12%, e o governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB), aparece com 9%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de três pontos porcentuais para baixo e para cima. Vinicius Poit (Novo), Elvis Cezar (PDT), Gabriel Colombo (PCB), Carol Vigliar (UP) e Altino Júnior (PSTU) tem 2%, Edson Dorta (PCO), 1%.
A pesquisa Ipec foi registrada no TSE com o número SP-04035/2022 e fez 1.200 entrevistas presencialmente entre os dias 12 e 14 de agosto, em 59 municípios paulistas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Rio de Janeiro
Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira, 15, mostra o governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) tecnicamente empatados na disputa para o governo do Rio de Janeiro. O atual chefe do Executivo fluminense, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), tem 21% de intenções de voto, seguido pelo pessebista, com 17%. Na sequência estão Rodrigo Neves (PDT), com 5%, e Wilson Witzel (PMB), com 4%.
O levantamento mostra ainda Eduardo Serra (PCB), Cyro Garcia (PSTU) e Juliete Pantoja (UP) com 3%. Paulo Ganime (Novo) e Milton Temer (PSOL) com 1%. Luiz Eugênio Honorato (PCO) não pontuou.
Essa foi a primeira pesquisa após as convenções partidárias e antes do início oficial da campanha eleitoral. A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. Segundo o Ipec, 26% dos eleitores declararam que pretendem votar nulo e outros 15% não sabem ainda em quem votar.
Na pesquisa espontânea, em que o entrevistado expressa sua preferência sem que seja apresentada uma lista de opções, Castro tem 11% das intenções de voto, Freixo, 5%, e Neves, 1%.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 12 a 14 de agosto em 37 cidades fluminenses. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo Nº RJ-08527/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03082/2022.
Pernambuco
A primeira pesquisa eleitoral do Ipec mostra a deputada federal Marília Arraes (SD) liderando a corrida eleitoral para o Governo de Pernambuco, com 33% de intenção de voto. Em seguida, levando-se em conta a margem de erro de três pontos porcentuais, há empate técnico entre três nomes: Raquel Lyra (PSDB), que tem 11%, seguida de perto por Anderson Ferreira (PL), com 10%, e Miguel Coelho (UB), com 9%. Danilo Cabral (PSB), candidato governista, pontua 6%.
Cabral lidera o ranking de rejeição com 22% do eleitorado afirmando não votar de maneira alguma no candidato indicado pelo atual governador, Paulo Câmara (PSOL). Marília Arraes tem 19% de rejeição, Anderson Ferreira e Miguel Coelho marcam 18% cada e João Arnaldo (PSOL) tem 16%. Enquanto isso, Raquel Lyra marca 14% de rejeição.
Na disputa pelo Senado, o cenário está mais aberto, com empate técnico pela única vaga à Câmara Alta. O deputado federal André de Paula (PSD) lidera com 14% de intenção de voto, seguido pela deputada estadual Teresa Leitão (PT), com 12% e o ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho (PSDB), que tem 9%. Em seguida estão o ex-ministro Gilson Machado Neto (PL), com 7%, e Carlos Andrade Lima (UB), com 3%.
A pesquisa Ipec em Pernambuco ouviu 1.200 eleitores, presencialmente, entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. 
Minas Gerais 
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), candidato à reeleição, tem 40% das intenções de voto do eleitorado mineiro, ante 22% de intenções de voto de seu principal adversário, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).
Os números foram divulgados nesta segunda-feira, 15, pelo Ipec, instituto de pesquisas que deu lugar ao antigo Ibope, na primeira rodada de levantamentos para quantificar as intenções de voto para governador e senador em Minas Gerais. O levantamento foi encomendado pela Rede Globo, e as entrevistas com 1.200 pessoas foram realizadas entre 12 e 14 de agosto A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05666/2022. Na sequência, o senador Carlos Viana (PL) tem 5% das intenções de voto na disputa, seguido do ex-deputado Marcus Pestana (PSDB) com 2%. 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas