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Pesquisa mostra perfil dos turistas

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Se for verdade que a população está descrente com a realização da Copa do Mundo de 2014 em Natal, os empresários potiguares têm motivos para investir. Isso porque, segundo números apresentados pelo Sebrae/RN, durante uma assembleia da Câmara dos Dirigentes Logistas, 19% dos turistas que vão à Copa do Mundo possuem uma renda familiar entre R$ 20 mil e R$ 50 mil. E 32% deles costumam gastar mais de R$ 10 mil durante a viagem.
Zeca Melo vê oportunidade para aumentar competitividade
“Esses são números que justificam qualquer investimento no setor de comércio de Natal. O perfil dos turistas que virão a Natal é muito animador. Eles possuem um alto poder aquisitivo  com condições e disponibilidade para gastar”, disse o superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, homenageado ontem durante a assembleia que reuniu autoridades, empresários e dirigentes de vários segmentos do comércio.

De acordo com o mapeamento  para Natal, o setor da Comércio e Serviços é o que vai gerar mais oportunidades de negócios (81), seguido pelo Turismo (56 oportunidades), Construção Civil (49), Agronegócios (42), além de Têxtil e Confecções, e Tecnologia da informação ficam empatados (37).

O cenário apresentado para o Rio Grande do Norte, até o ano de 2014, é promissor. A expectativa é que  sejam gerados um total de 332 mil empregos permanentes (2009-2014). Nesse mesmo período, o  incremento no consumo é de R$ 5 milhões.

Até mesmo os brasileiros que preferem assistir aos jogos da Copa em casa, ou nos bares, vão gerar lucro aos empresários. Haverá incremento no consumo de bebidas, churrasco, copos e pratos descartáveis, adesivos, bandeirinhas, camisetas, canecas e tintas com as cores do Brasil.

Para se ter uma ideia, de acordo com os números de Sebrae/RN, 93% pretendem gastar com a Copa. A maioria da classe “A”, 75%, vai assistir aos jogos da Copa em casa. O que vai gerar um bom incremento para os empresários que vendem eletro-eletrônico, já que 34% dos entrevistados pretendem comprar novos equipamentos.

“Não podemos deixar esse desencantamento com os atrasos nas obras da Copa atrapalhar o comércio. Essa é a oportunidade que teremos para aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento empresarial das micro e pequenas empresas como um legado da Copa do Mundo 2014”, disse Zeca Melo.

E é pensando em aproveitar todas as oportunidades que a Copa 2014 trará ao comércio que o Sebrae/RN lançou o “Varejo Forte”. Um programa para empresas do comércio varejista, que buscam no aprimoramento o diferencial de mercado.

“O Varejo Forte visa fortalecer a competitividade do negócio, reposicionando-o no mercado e melhorando os resultados. Tem uma duração média de cinco meses e é composto por ações de capacitação e consultoria”, explicou o superintendente do Sebrae/RN.

A previsão é que, no máximo, em 90 dias ele seja implantando. Serão cinco módulos de capacitação totalizando 56 horas e duas horas de consultoria por empresa, realizadas após cada módulo. Ao final haverá um seminário e premiação para as empresas que mais se destacarem.

CDL — Entre os assuntos que serão abordados no Varejo Forte estão: Matriz de competitividade (diagnóstico); Planejamento estratégico (capacitação e consultoria); Comunicação visual de loja (capacitação e consultoria); Finanças (capacitação e consultoria); Vendas com foco no cliente (capacitação e consultoria); Hospitalidade para o comércio (capacitação e consultoria); Cliente oculto (pesquisa)e Matriz de competitividade (diagnóstico).

“Temos que aproveitar o ambiente de oportunidades para a realização de negócios nas fases pré-evento e durante a realização da Copa. Essa é a hora”, disse Zeca Melo.

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