Pesquisadores anunciam cura funcional da aids em 14 adultos

Publicação: 2013-03-15 15:58:00 | Comentários: 1
A+ A-
Um estudo realizado na França revela que 14 adultos infectados pelo vírus HIV parecem estar “funcionalmente curados”. Segundo artigo publicado na “NewScientist”, os pacientes ainda carregam pequenos reservatórios do vírus, mas não apresentam mais os sintomas mesmo com a interrupção do tratamento.

Para os pesquisadores, o resultado pode ser alcançado quando o tratamento é iniciado logo após a infecção. Os 14 adultos começaram a ser monitorados com medicamentos antirretrovirais em até 10 semanas após a infecção pelo HIV. O tratamento foi interrompido, sob supervisão médica, cerca de três anos mais tarde, em média.

Segundo os pesquisadores, os pacientes ainda têm traços do HIV no sangue, porém em níveis baixos, possibilitando que o corpo possa mantê-lo sob controle sem drogas.

No começo de março, o diretor executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), Michel Sidibé, divulgou que um bebê havia sido curado da doença após ser submetida a tratamento com medicamentos antirretrovirais por um ano e meio.

Com informações de O Globo

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários

  • chleicht

    com o organismo controlando, criando uma defesa imune, não poderia destes paciente criar uma vacina imunizante para pessoas que não tiveram relações sexuais como com a hpv? - se o sistema imune está criando uma defesa, talvez esteja ai a luz no fim do tunel para encontrarmos uma vacina imunizante, pois acredito que erradicar a doença somente daqui uns 50 ou cem anos quando houver uma vacina que crie imunidade anas crianças.