quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Pesquisadores anunciam cura funcional da aids em 14 adultos

- Publicidade -

Um estudo realizado na França revela que 14 adultos infectados pelo vírus HIV parecem estar “funcionalmente curados”. Segundo artigo publicado na “NewScientist”, os pacientes ainda carregam pequenos reservatórios do vírus, mas não apresentam mais os sintomas mesmo com a interrupção do tratamento.

Para os pesquisadores, o resultado pode ser alcançado quando o tratamento é iniciado logo após a infecção. Os 14 adultos começaram a ser monitorados com medicamentos antirretrovirais em até 10 semanas após a infecção pelo HIV. O tratamento foi interrompido, sob supervisão médica, cerca de três anos mais tarde, em média.

Segundo os pesquisadores, os pacientes ainda têm traços do HIV no sangue, porém em níveis baixos, possibilitando que o corpo possa mantê-lo sob controle sem drogas.

No começo de março, o diretor executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), Michel Sidibé, divulgou que um bebê havia sido curado da doença após ser submetida a tratamento com medicamentos antirretrovirais por um ano e meio.

Com informações de O Globo

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas