sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Pesquisas sobre a qualidade do sono

- Publicidade -

Longe de ser apenas um momento de descanso diário comum a todas as pessoas, o sono pode ser uma alerta para os problemas de saúde. Estudos já apontam que a maioria dos acidentes de trânsito na estrada ocorrem devido ao sono. A obesidade também pode ser provocada pelo sono. É o caso de pessoas que não respeitam o seu período de sono e reduzindo o seu tempo de dormir podem provocar transformações que levam a obesidade. “Se a pessoa não tem um sono suficiente, altera o metabolismo e pode levar a obesidade”, alerta o médico e professor do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, John Fontenele Araújo.

Além da obesidade, o distúrbio do sono traz outras doenças. Os estudos já identificaram que as paradinhas ocorridas no meio do sono pelas pessoas que roncam na verdade é uma pequena parada respiratória. A doença é chamada de apinéia do sono. “Tem pessoas que tem até mil paradas dessa dormindo. É uma doença e precisa ser tratada”, destaca o professor.

A idéia que as pessoas têm de que dormir emagrece  não é fato. “Se a pessoa percebeu que emagreceu depois que começou a dormir mais é porque aquele é o seu tempo para dormir.”

Por outro lado, também é errado o pensamento de que poderá emagrecer se for dormir com fome. “Não é bom nem ir dormir com fome e nem depois de comer. O ideal é que a pessoa se alimente três horas antes de ir dormir”.

John Fontenele defende que as pessoas dispensem atenção para o sono. E o início disso começa identificando o perfil de cada um. Há pessoas matutinas, que vão dormir cedo e acordam também cedo, pessoas vespertinas, que dormem tarde, e o terceiro grupo é de “intermediárias”. Na prática, as matutinas costumam ir para cama às 22h, o horário médio das intermediárias é meia-noite e só depois desse horário vão dormir as pessoas vespertinas. Há mudança na quantidade de tempo de dormir? “Não. Em média essas pessoas dormem oito horas. O que muda é o horário que ela vai dormir”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas