sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Petista prepara ação judicial contra Fernando Henrique

- Publicidade -

REAÇÃO - Berzoini reclama das críticasBrasília (AE) – O PT deve entrar amanhã ou quinta-feira (09) com uma ação contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por ofensa aos petistas e difamação do partido, em entrevista à Revista “IstoÉ”. “É o mínimo que podemos fazer com relação a essas afirmações ofensivas”, disse o presidente nacional da legenda, a deputado Ricardo Berzoini (SP). “A entrevista é, claramente, de uma pessoa destemperada, que procura, com as declarações, recuperar a credibilidade perdida”, acrescentou.

Para Berzoini, Fernando Henrique está mais em campanha do que qualquer outro tucano, citando o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital paulista, José Serra, pré-candidatos a presidente. “Ele (FHC) tem dado demonstração de uma excessiva inveja do presidente Lula”, afirmou. Segundo o presidente nacional do PT, o fato de o ex-presidente aparecer em pesquisas eleitorais em terceiro lugar e distante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva “deve magoar a vaidade do ex-presidente”.

De acordo com Berzoini, uma análise preliminar dos advogados indica que o processo deverá ser encaminhado à Justiça comum porque FHC só teria foro privilegiado para atos cometidos durante o período que exerceu o governo. A representação será movida no Judiciário paulista.

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, também criticou a entrevista do ex-presidente. Ele acusou Fernando Henrique Cardoso de ter “ética relativa”, ao criticar a corrupção no atual governo e esquecer as denúncias contra a gestão dele. “Essa questão do caixa dois, um crime que deve ser combatido, fortemente, foi levantada, muitas vezes, durante o governo anterior. Essa indignação dele agora é muito seletiva, pois vem só em relação ao PT”, criticou.

Para Bastos, Fernando Henrique errou no tom na entrevista à Revista “IstoÉ” deste fim de semana, na qual afirma, entre outras coisas, que “a ética do PT é roubar” e que o partido obteve lealdades em troca de dinheiro. Em tom, igualmente, áspero, o ministro da Justiça reavivou a memória dele sobre as denúncias de dinheiro não-contabilizado na administração tucana dele e afirmou que a Polícia Federal (PF) investigará a fundo o dossiê da empresa Furnas Centrais Elétricas, no qual membros da alta cúpula tucana aparecem numa lista de supostos beneficiários de financiamento ilegal de campanha na eleição de 2002.

Na entrevista à IstoÉ o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirma que a corrupção será o tema forte da campanha presidencial e enfatiza que o PSDB deve mostrar, “com força”, o que aconteceu. “Não podemos aceitar o que o presidente Lula disse em Paris, que todos são corruptos e, portanto, que a corrupção é normal. Não, não. Primeiro, porque não são todos que praticam corrupção. Segundo, a corrupção neste governo é muito mais grave do que nos outros casos da história”, sustenta.

FHC argumenta que há um fenômeno novo. “Os outros casos eram individuais, enquanto no governo Lula a corrupção se organizou e teve a chancela do partido do governo. No governo Lula, a corrupção tem organicidade, foi arquitetada. É sistêmica.” 

Para o ex-presidente, a situação justificaria o impeachment de Lula, mas o momento dessa discussão já passou. “Agora não dá mais. Lula é o símbolo do imigrante operário pobre que chegou a presidente. É um símbolo declinante, uma estrela cadente. Mas o horizonte, agora, é o eleitoral”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas