sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Petrobras antecipa importação de GNL

- Publicidade -

Rio – A Petrobras antecipou os projetos de importação de gás natural  liquefeito (GNL) para o período entre março e maio de 2008. O cronograma original  previa o início das operações em 2009 ou, dependendo do andamento das negociações,  no final de 2008. O gerente-executivo de gás e energia da estatal, Antônio  Monteiro de Castro, informou que a unidade prevista para o porto de Pecém, no  Ceará, começa a operar em março de 2008.

A unidade da Baía de Guanabara, no  Rio de Janeiro, estará pronta dois meses depois. A antecipação pode pôr fim ao cenário de crise no suprimento de gás enfrentado  pelo sistema elétrico brasileiro, uma vez que as duas unidade vão garantir 21  milhões de metros cúbicos por dia às térmicas brasileiras. Em entrevista concedida  na quarta-feira, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício  Tolmasquim, disse que o País não precisaria de térmicas este ano, pois as chuvas  dos últimos meses ajudaram a recuperar a capacidade dos reservatórios das hidrelétricas.

Em 2008, portanto, não haverá dificuldades para acionar as usinas, caso o cronograma  da estatal seja cumprido. Segundo Castro, a Petrobras vai usar o GNL para cumprir  os compromissos de venda de energia térmica assumidos em leilões da EPE para  o período 2008/2010.

Ao todo, os dois projetos vão consumir US$ 180 milhões em obras de infra-estrutura  para receber os navios de GNL importado. O maior investimento será feito na  Baía de Guanabara (US$ 140 milhões).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas