sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Petrobras anuncia nova descoberta de jazida

- Publicidade -

Paulo – A Petrobras acaba de informar a descoberta de uma nova  jazida de óleo leve na área do pré-sal da Bacia de Santos. A informação consta  de comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A estatal não  especifica o tamanho do poço, informalmente conhecido como Iara, mas diz que  a densidade do óleo é de cerca de 30 graus API.

O poço está localizado em área explorada pelo consórcio formado pela Petrobras,  que é a operadora, com 65%, o BG Group, com 25% , e a Galp Energia, com 10%.  O consórcio explora o bloco conhecido como BM-S-11. O bloco é composto por duas áreas exploratórias, sendo que na maior delas foi  perfurado o campo de Tupi, que encontra-se em fase de avaliação. O novo poço,  informalmente conhecido como Iara, encontra-se a cerca de 230 quilômetros do  litoral da cidade do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de 2.230 metros. A estatal  informa que ele ainda encontra-se em perfuração em busca de objetivos mais profundos. A descoberta foi comprovada através de amostragem de óleo leve por teste a cabo,  em reservatórios localizados em profundidade de cerca de 5.600 metros, e comunicada  ontem à Agência Nacional do Petróleo (ANP).   

A Petrobras já tem planejada uma expansão do Complexo Petroquímico  do Rio de Janeiro (Comperj), maior investimento individual da história da companhia.  Segundo o coordenador de implantação do projeto, José Ribeiro Ayres, o orçamento  pode subir dos atuais US$ 8,4 bilhões para US$ 20 bilhões.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas