sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Petrobrás anuncia novo campo de petróleo

- Publicidade -

Rio – A Petrobras anunciou ontem a descoberta de um novo campo de petróleo  na Bacia de Campos. A jazida foi batizada de Xerelete e pode ter reservas superiores  a 400 milhões de barris de petróleo equivalente (somado ao gás). Em comunicado  oficial, a estatal informou que já declarou a comercialidade do campo na Agência  Nacional do Petróleo (ANP), o que significa que se compromete com os investimentos  necessários para iniciar a produção.  Xerelete foi encontrado em águas ultraprofundas na porção sul da Bacia de Campos,  em frente ao município de Cabo Frio, na Região dos Lagos.

O reservatório se  estende por dois blocos exploratórios: o BC-2, que foi concedido à estatal antes  do fim do monopólio, e o BM-C-14, adquirido na terceira rodada de licitações  da ANP, em 2001, por consórcio formado pela Petrobras, a francesa Total, a americana  Enterprise e a anglo-holandesa Shell. Hoje, são sócios da estatal a Total e  a americana Devon.  Segundo a Petrobras, o poço descobridor foi perfurado a uma lâmina d’água (distância  entre a superfície e o fundo do mar) de quase 2,5 mil metros. Os testes de produção  indicaram uma vazão de 2,5 mil barris de petróleo por dia e indicaram um novo  recorde mundial de profundidade para a utilização de bombas centrífugas submarinas,  tecnologia que permite o bombeio do petróleo à superfície com menos uso de energia.

 O comunicado distribuído pela estatal diz que estudos geológicos indicam que  o reservatório tem 26 quilômetros quadrados, com volume de petróleo estimado  em 1,4 bilhão de barris.  Segundo geólogos, o fator de recuperação de reservas médio, no Brasil, está  em torno de 30%, o que indica reservas recuperáveis de 420 milhões de barris.  O óleo, porém, é pesado, em torno de 17º API (medida internacional de qualidade  do óleo), tipo excedente no País.  A empresa informou que novos testes estão sendo feitos para detalhar o modelo  de desenvolvimento do projeto.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas