quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Petrobras inicia produção do pré-sal

- Publicidade -

PETROLÉO - Campo de Jubarte inicia a produção de petróleo da camada pré-salRio de Janeiro  (Abr) –   A Petrobras vai dar início hoje à produção do primeiro óleo do pré-sal, no Campo de Jubarte, na Bacia de Campos, no litoral sul do Espírito Santo. A solenidade de início do primeiro óleo do pré-sal contará com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.  O início da produção de Jubarte foi precedido por uma entrevista coletiva concedida na Unidade de Negócios da Petrobras, no Espírito Santo, pelo diretor de Exploração e Produção da estatal, Guilherme Estrella, e do gerente-executivo de Exploração e Produção do Pré-sal, José Formiglli. 

Para Estrella, ao iniciar a produção do pré-sal no Parque das Baleias, a empresa vai dar um passo decisivo na ampliação dos conhecimentos que levarão a Petrobras a desenvolver as reservas do pré-sal localizadas no Espírito Santo e em outros pontos do litoral brasileiro.  “O início da produção efetiva do primeiro óleo do pré-sal é um novo marco na história da indústria do petróleo no Brasil e no exterior.” Ele é um poço importantíssimo para nós na medida em que possibilitará a coleta de dados que vai ser complementada no ano que vem com entrada em produção do primeiro poço de Tupi, que será responsável pelo Teste de Longa Duração (TLD). 

A primeira extração do pré-sal se dará a partir do poço 1-ESS-103ª, que estará interligado à  FPSO Juscelino Kubitschek (P-34), e exigiu investimentos de cerca de R$ 50 milhões. A produção começa com um Teste de Longa Duração (TLD), que servirá de parâmetro para que se possa observar o comportamento do óleo do pré-sal, tanto no reservatório como na planta de processo da plataforma , devendo durar de seis meses a um ano.     área do pré-sal e que certamente será aplicada nos grandes campos já descobertos na Bacia de Santos, afirmou o diretor de E7P da Petrobras.  Segundo a Petrobras, a plataforma P-34 foi batizada de 

A unidade produz petróleo no campo de Jubarte desde dezembro de 2006, em um reservatório localizado acima da camada de sal.  O fato dessa plataforma se situar a apenas 2,5 km do poço exploratório 1-ESS-103A, descobridor de óleo no pré-sal, abaixo do Campo de Jubarte, em lâmina d’água de 1.375 metros, possibilitou a antecipação da produção da camada pré-sal no Espírito Santo, explicou a Petrobras. 

De acordo com o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, a estatal vem realizando nas últimas duas semanas testes de pré-operação do poço a ser visitado hoje pelo presidente Lula, quando foi revelada a possibilidade de uma vazão de até 18mil barris de petróleo por dia.  Estrella, no entanto, não soube precisar a reserva do campo de Jubarte, uma vez que serão necessárias perfurações de mais dois a três poços para que ela seja definida. 

Petrobras esperar criar 14 mil empregos

São Paulo – Com a confirmação das expectativas de produção da camada pré-sal, a Petrobras espera criar 14 mil empregos diretos apenas no Espírito Santo, onde se localiza a maior parte da Bacia de Campos. Os números são da própria companhia, que nesta segunda-feira detalhou o início da exploração de petróleo no pré-sal.

“Tínhamos feito uma projeção de 8 mil, revisamos para 10 mil há três meses e agora fizemos um novo levantamento que aponta para 14 mil empregos diretos na área do petróleo. Em termos indiretos vai para 20 ou 25 mil. Geralmente, cada 500 milhões de barris demandam investimento de US$ 3 bilhões, então os empregos estão aí”, disse Márcio Félix, superintendente regional da empresa. No primeiro semestre de 2008, o Espírito Santo liderou a expansão da indústria nacional com alta de 16,1%, diante da média nacional de 6,3%. Também acima da média foram as taxas verificadas em São Paulo (9,8%), Pernambuco (7,9%), Amazonas (7,5%) e Minas Gerais (6,6%).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas