sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Petrobras vai contratar 10 mil pessoas até 2008

- Publicidade -

Rio – A Petrobras contratará dez mil trabalhadores diretos até 2008,  disse o gerente executivo de Recursos Humanos, Heitor Chagas de Oliveira. Segundo  ele, desde 2002, com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já foram  contratados outras dez mil pessoas (todos em concurso) somando um quadro atual  de 42 mil trabalhadores.  “A Petrobras ficou de 1989 até 2001 sem abrir uma nova vaga sequer e terceirizando  serviços que deveriam ser feitos por trabalhadores diretos da empresa. Isso  reduziu nosso quadro de 62 mil 32 mil pessoas no período e provocou uma evasão  dos mais experientes que se aposentaram e não foram repostos”, afirmou. 

O diretor afirmou que a estatal vive hoje um cenário diferente: “Em vez de terceirização,  estamos promovendo a ‘primeirização’, fazendo contratações sob três vertentes:  a reposição de trabalhadores aposentados, o atendimento à expansão da empresa  e ainda a incorporação de áreas hoje terceirizadas”, admitiu. 

Ele disse, porém, que a empresa não está reduzindo seus quadros terceirizados.  “Não há qualquer compromisso da empresa em mandar embora um funcionário terceirizado,  porque seria estupidez substituir uma pessoa com experiência por outra sem.  A idéia é que haja um período de transição para que esses quadros sejam substituídos  paulatinamente e de maneira gradativa, à medida em que vão se aposentando ou  deixando a empresa”, afirmou.  Segundo ele, há uma preocupação da estatal em promover a educação e melhora  na formação profissional de seus contratados.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas