quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Petroleiros confirmam greve

- Publicidade -

Os petroleiros do Rio Grande do Norte encerraram ontem as sessões deliberativas para votar indicativo de greve, confirmando a paralisação no estado por um prazo de cinco dias. “A greve poderá ser deflagrada a qualquer momento, a partir de 29 de julho”, disse o sindicato, em nota. A mobilização é um protesto contra a decisão da Petrobras de vender mais da metade dos campos de produção terrestre no estado e de outras ações da estatal incluídas no “Plano de Desinvestimentos”.

 Realizada na manhã de ontem, na sede administrativa da empresa, em Natal, a sessão deliberativa que finalizou o processo estadual de consulta da categoria reuniu 178 participantes. Totalizados os resultados das bases do Rio Grande do Norte, a Assembleia Geral Extraordinária contabilizou 81,2% dos votos de trabalhadores favoráveis à paralisação. Também foi aprovada uma proposta de contribuição assistencial – prevendo descontos para sindicalizados e não sindicalizados – para viabilizar o custeio de ações judiciais e campanha de mídia.

Mobilização
O Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro/RN) afirmou que “vem dando prosseguimento à mobilização em defesa da Petrobras, promovendo manifestações e debates em diversas cidades do RN”. Na terça-feira, 26, Dia Nacional de Luta contra a privatização da Petrobras, os petroleiros de Mossoró promoveram um protesto em frente à Base-34, interditando a BR-304 nos dois sentidos.

Em Canto do Amaro, um dos maiores campos terrestres de petróleo do Brasil, os trabalhadores lotados na unidade reuniram-se novamente para debater sobre a organização do movimento. Já, em Macau, um dos municípios que poderão ser afetados caso se concretize a decisão da Petrobras de vender campos petrolíferos, o Sindicato reuniu-se com representantes da Prefeitura local para tratar do assunto e de uma audiência  pública programada para a próxima terça-feira, 2. A audiência vai debater “Os impactos dos desinvestimentos da Petrobras em Macau e região”, na sede da Associação Porto de Ama – Centro Petrobras de Cultura, situada à Rua Martins Ferreira, 198 – Centro – Macau, com entrada aberta ao público.

No Rio Grande do Norte, a  Petrobras anunciou que vai repassar 38 campos de petróleo em terra para a iniciativa privada, o que  representa 58,82% do total de campos da estatal em produção terrestre no estado, seja sozinha ou como concessionária majoritária. Eles representam cerca de 23% da produção.  Outros 50 campos, localizados nos estados do Ceará, Sergipe-Alagoas e Espírito Santo, também terão os direitos de exploração cedidos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas