quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

PF desarticula grupo suspeito de traficar drogas via postal

- Publicidade -

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (22) em Natal, a Operação Designer Drug para desarticular uma organização criminosa suspeita de tráfico interestadual e internacional de drogas sintéticas. Segundo as investigações da PF, o grupo enviava drogas sintéticas como correspondência pelos Correios. A operação teve um efetivo de 30 policiais federais que trabalham no cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão (preventivas e temporárias) em diferentes regiões da cidade. O esquema começou a ser investigado em 2014 a partir de apreensões feitas pela estatal, que submeteu encomendas, cujo destinatário não foi encontrado, a um aparelho de raio-X e suspeitou do conteúdo das caixas.

Corpo de delito
Polícia Federal desarticula organização criminosa suspeita de traficar drogas sintéticas

O material foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal, onde foi analisado pela perícia. O órgão comprovou que se tratava de um entorpecente conhecido como “designer drug” ou “legal highs”. Segundo informações da PF, a substância tem se popularizado no mercado internacional, pois apresenta estrutura química diferente das drogas que proibidas, mas com efeito semelhante.

Ainda de acordo com a PF, as drogas seriam enviadas a outras cidades brasileiras como correspondência postal. Desde o início das investigações, 54 objetos foram interceptados e analisados. Além dos entorpecentes, a PF encontrou objetos, que acredita terem sido postados pelo grupo como “iscas para saber se as encomendas chegavam ao seu destino”. A perícia constatou que os químicos usados na fabricação da droga vinham, principalmente, da China e da Alemanha.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas