terça-feira, 23 de abril, 2024
30.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

PF faz “arrastão ambiental”

- Publicidade -

DESMATAMENTO - A ministra Marina  Silva acompanha pessoalmente a mobilização realizada na AmazôniaBrasília – O desmatamento na Amazônia brasileira virou caso de polícia.  Enquanto avalia os números sobre as áreas de floresta derrubada e formula políticas  de médio e longo prazos, o governo prioriza a operação de vigilância armada  sobre a Amazônia, a ser desencadeada dentro de uma semana.  A Polícia Federal (PF) começa a se mobilizar para um “arrastão policial”, como  disse ontem o diretor-geral do órgão, delegado Luiz Fernando Corrêa. A ministra  do Meio Ambiente, Marina Silva, acompanhada do ministro interino da Defesa,  o Comandante do Exército general Enzo Peri, faz hoje um sobrevôo no noroeste  de Mato Grosso, na divisa dos Estados do Amazonas e de Rondônia, onde os índices  de desmatamento são alarmantes. 

A Polícia Federal já começou a mandar para locais estratégicos da Amazônia centenas  de policiais. Vão se juntar a integrantes da Força Nacional de Segurança Pública  e Polícia Rodoviária Federal, num total de 780 homens, que vão reforçar a maior  mobilização realizada pelo atual governo para conter o avanço do desmatamento  na Amazônia.  

A ministra Marina e o general Peri, acompanhados também do secretário-executivo  do Ministério da Agricultura, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme  Cassel, e dos chefes da PF, do Incra e do Inpe, desembarcam na base  do Cachimbo e sobrevoam Mato Grosso de helicóptero. Por volta das 13 horas aterrissam  em Sinop e fazem uma reunião especial de avaliação do que vão ver. 

Mobilização

O contingente de segurança armada enviado à Amazônia é o terceiro maior mobilizado  pelo governo federal nos últimos 20 anos, ficando atrás apenas dos 2.200 policiais  utilizados nos Jogos Pan-Americanos, no ano passado, e os mais de 2 mil acionados  na desocupação do garimpo de Serra Pelada (PA), na década de 80. A mobilização  do Pan durou seis meses e a de Serra Pelada, cerca de dois anos.  Por sua experiência acumulada na Amazônia, a PF coordenará as ações, que serão  desencadeadas na segunda quinzena de fevereiro. Deverão ser reprimidos todos  os tipos de crimes ambientais. Os policiais vão devassar madeireiras, abordar  caboclos com motosserra sem licença, combater garimpos ilegais, apreender carregamentos  de madeira, prender grileiros e pistoleiros profissionais que atuam na região  a seu serviço.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas