sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

PF indicia Palocci por prevaricação

- Publicidade -

Brasília – A Polícia Federal decidiu indiciar o ex-ministro da Fazenda  Antônio Palocci por prevaricação e denunciação caluniosa no caso da violação  do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa. O delegado responsável  pelo inquérito, Rodrigo Carneiro Gomes, vai incluir os novos indiciamentos no  próximo relatório que será enviado à Justiça Federal.  

No documento, o delegado também vai pedir mais 30 dias para terminar as investigações  acerca do crime. A PF ainda quer descobrir o papel do Conselho de Controle das  Atividades Financeiras (Coaf) e da Receita Federal na violação dos sigilos do  caseiro. Os novos indiciamentos se somam aos crimes de quebra de sigilo bancário e de  violação de sigilo funcional, pelos quais Palocci foi indiciado logo após prestar  depoimento em casa ao delegado Rodrigo Gomes, no dia 4 deste mês. Palocci nega  participação nos crimes.

O delegado resolveu enquadrar o ex-ministro da Fazenda no crime de prevaricação  por entender que Palocci deveria ter comunicado a violação do sigilo bancário  de Francenildo à Polícia Federal assim que recebeu os extratos do caseiro das  mãos de Jorge Mattoso, ex-presidente da Caixa Econômica Federal. A linha de  raciocínio leva em consideração o pressuposto de que Palocci sabia que os extratos  haviam sido impressos de forma ilegal. Palocci garantiu à PF que destruiu o  documento dias depois e que não teve qualquer participação no vazamento à imprensa.  O delegado vai enquadrar o ex-ministro no crime de denunciação caluniosa em  razão do pedido feito por ele ao secretário de Direito Econômico, Daniel Goldberg,  para que o caseiro fosse investigado pela PF.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas