quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

PF investiga e juíza afasta o prefeito de Goianinha

- Publicidade -

INVESTIGAÇÃO -  Augusto Peres, Ronaldo Berredo e Ronaldo Pinheiro informaram ontem sobre a operação conjunta

Apesar de a Polícia Federal e o Ministério Público, Estadual e Federal, não fazerem qualquer ligação entre o atentado sofrido pelo empresário Ernani Teles de Castro Júnior, na noite de sexta-feira, dia 06, e o prefeito Rudson Honório Lisboa, a violência do fato antecipou uma ação de apreensão de documentos e o afastamento de Rudson da prefeitura de Goianinha por indícios de improbidade administrativa, determinados ontem pela juíza da Comarca de Arez, Gisele Besch, em substituição à juíza da Comarca de Goianinha, Luiza Cavalcante Peixoto, que está de férias.

“O atentado precipitou o pedido de apreensão de documentos para fundamentar provas”, disse o delegado da Polícia Federal, Rômulo Berredo, na entrevista aos jornalistas, convocada na noite de ontem por ele, pelo procurador geral da Justiça do Estado, José Augusto Peres Filho, e pelo procurador da República Ronaldo Pinheiro, com a finalidade de explicar a deflagração da chamada “Operação Aliança”.

Os três confirmaram que o empresário Ernani Teles de Castro Júnior tinha feito 37 denúncias de desvios de recursos municipais, estaduais e federais, razão pela qual o juiz federal Eduardo da Fonseca Costa (5ª Vara), que estava de plantão anteontem, também determinou a apreensão de documentos na prefeitura de Goianinha, na residência do prefeito Rudson Lisboa e em outros 14 locais.  O caso agora passa a ser acompanhado pelo juiz Magnus Augusto Delgado, da 1ª Vara da Justiça Federal.

O procurador Ronaldo Pinheiro também confirmou que o atentado a Castro Júnior “acelerou as investigações para resguardar as provas”, que serão colhidas a partir das análises feitas nos documentos apreendidos. Peres Filho ainda confirmou que as investigações sobre as denúncias de Castro Júnior eram embrionárias e admitiu que eles “foram surpreendidos pelo atentado”. O prefeito Rudson Lisboa, o “Disson”, informou através de sua assessoria de imprensa, que estava reunido ontem à noite com seus advogados para avaliar qual posição devia tomar diante da situação. Ele dizia que estava tranqüilo e que vai se pronunciar oportunamente a respeito dos fatos sobre os quais está sendo questionado.

A PF e os representantes do MP não souberam informar se Castro Júnior era prestador de serviços de coleta de lixo à prefeitura de Goianinha, mas eles confirmaram que o empresário foi casado com uma irmã do prefeito Rudson Lisboa, que também foi secretária do município. Castro Júnior está envolvido em seis projetos na Justiça do RN, em dois deles o empresário aparece como réu, em outro está sendo indiciado, acusado de furto e roubo pelo prefeito. Em outros dois processos aparece como autor, como num pedido de indenização contra a Unimed.

Polícia Civil investigará atentado

O delegado de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Ronaldo Gomes, é quem vai investigar o atentado sofrido pelo empresário Ernani Teles de Castro Júnior. Em virtude da gravidade do fato, o secretário estadual da Defesa Social e Segurança Pública, Carlos Castim, optou por designar o delegado Ronaldo Gomes para presidir o inquérito criminal, ao invés do procedimento ficar a cargo de uma delegacia onde ocorreu o atentado, por volta de 20 horas de sexta-feira, dia 06, na Zona Norte de Natal.

Castro Júnior sofreu três tiros quando tentava entrar no seu carro, onde estava dormindo um filho de um ano e dez meses. Uma bala se alojou no pescoço, outra no rosto e a terceira foi desviada, ao atingir um dedo depois que ele colocara uma mão na testa no instituto de defesa.

A vítima do atentado já saiu da UTI do Hospital da Unimed, na rua Antonio Basílio, em Lagoa Nova, e agora ela se encontra sob forte proteção policial. Pelo menos uns três guardas da Polícia Militar estavam, ontem à noite, no interior do hospital, enquanto outros três, em motos, estavam no canteiro central daquela avenida.

Memória

O prefeito de Goianinha, Rudson Honório Lisboa, foi reeleito em 2004.  Ele chegou a assumir Prefeitura em 1998, quando o então prefeito Wilson Gomes Machado, conhecido como Galego do Posto, foi afastado por decisão da Justiça Eleitoral. Rudson era, na época, vice-prefeito. Galego do Posto foi acusado de transferir, irregularmente, eleitorais dos municípios vizinhos, como Canguaretama e Nísia Floresta, para Goianinha. Depois de sucessivas liminares deferida nos tribunais, Galego do Posto acabou reassumindo o mandato. Mas nas eleições municipais de 2000, Rudson Lisboa conquistou o primeiro mandato com 5.908 votos, contra 4.657 do segundo colocado no pleito, João Sérgio Barbalho Simonetti.

Em 2004, foi reeleito e venceu a disputa com 7.577 votos, contra 5.633 de Júlia Maria Lisboa Barbalho.

No exercício do segundo mandato, o Rudson começou a ser investigado pelo Ministério Público Estadual, que apura as suspeitas de improbidade administrativa. A juíza daComarca de Goinainha, Luiz Cavalcante Passos Frye Peixoto, acatou, em junho deste ano, o pedido para quebrar os sigilos fiscais e bancários do prefeito. E ontem foi deflagrou a operação conjunta Polícia Federal e dos ministérios públicos estadual e federal para apreender documento no município. Hoje, deve ser publicado no Diário Oficial a decisão judicial para o afastamento do prefeito.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas