quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

PF prende 17 acusados por sonegação de tributos

- Publicidade -

Rio – Dezessete pessoas foram presas ontem pela Polícia Federal  sob acusação de sonegação fiscal em seis Estados e no Distrito Federal – entre  elas o empresário Francisco José Gonçalves Pereira, conhecido como Xyco Pneus,  suplente do senador Magno Malta (PL-ES). De acordo com a PF, o objetivo da Operação  Esfinge é “desmantelar uma organização criminosa sediada no Espírito Santo,  que, em seis meses de funcionamento, importou cerca de US$ 14 milhões utilizando-se  de meios fraudulentos”.  

Onze prisões ocorreram em bairros de classe média alta de Vitória (ES). O advogado  Beline Salles Ramos, que já havia sido preso em 2005 na operação que investigou  um esquema de sonegação de impostos na empresa Schincariol, segurava uma bíblia  quando foi levado pelos policiais, no início da manhã. A mulher dele, a advogada  Maria Helena Xible, e o filho, Eduardo Xible Ramos, também foram presos.

O advogado é um dos donos da empresa Nova Global, apontada como matriz da organização.  De acordo com o delegado federal Eugênio Riccas, responsável pela investigação,  todas as “decisões estratégicas” da empresa eram tomadas pelo advogado e pelo  suplente de senador. “É uma empresa fictícia que foi constituída em nome de  laranjas, com uma sede também fictícia no Mato Grosso do Sul. Ela foi utilizada  para a realização de importações fraudulentas, descaminho e sonegação fiscal”,  afirmou o procurador Carlos Vinícius Cabeleira.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas