sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

PF prende ex-deputado envolvido com ‘sanguessuga’

- Publicidade -

Brasília (AE) – Réu em processo por corrupção passiva, lavagem de dinheiro, fraude em licitação e formação de quadrilha, o ex-deputado Lino Rossi (PP-MT) foi preso ontem pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional “Juscelino Kubitschek”, em Brasília, quando tentava embarcar num vôo da TAM para Guarulhos (SP). Apontado como operador da quadrilha dos “sanguessugas”, que desviava recursos do orçamento da União para compra de ambulâncias superfaturadas para prefeituras, por meio de emendas ao orçamento feitas por parlamentares, Rossi foi citado 108 vezes por corrupção na denúncia que o Ministério Público fez à Justiça. Ele pode pegar até 12 anos de prisão, se condenado.

A prisão do ex-deputado foi determinada pelo juiz da 2ª Vara Federal de Cuiabá (MT), Jefferson Schneider, onde corre o processo, por obstrução do Judiciário, uma vez que Rossi, para retardar o julgamento, se recusava sistematicamente a receber a intimação para depor.

O juiz intimou também a ex-deputada Celsita Pinheiro (DEM-MT) e um membro da família Vedoin, pivô do esquema dos “sanguessugas”, que correm o mesmo risco de prisão, caso insistam em não se apresentar. Ao todo, cerca de 80 pessoas foram denunciadas no processo pelo Ministério Público, entre as quais, 40 parlamentares e ex-parlamentares. Conforme a denúncia, a quadrilha teria desviado R$ 110 milhões .

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas