quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

PF prende executivos e doleiros por evasão

- Publicidade -

São Paulo – Um esquema montado, segundo a Polícia Federal, por bancos  europeus para lavagem de dinheiro e evasão de divisas foi desarticulado ontem  em quatro Estados e levou para a cadeia 20 pessoas – grandes empresários, doleiros,  um policial militar de São Paulo e dirigentes das instituições financeiras. 

Em um ano e meio de atuação o grupo teria causado um prejuízo de R$ 1 bilhão  ao governo. A investigação da PF começou em 2006. Em abril deste ano, os federais deflagraram  a Kaspar I, que atingiu em cheio o banco Credit Suisse. Segundo eles, a instituição  mandava dinheiro de brasileiros para o exterior por meio de seu escritório em  São Paulo. As divisas não eram declaradas no Banco Central (BC) e passavam por  contas abertas pelo banco. Durante essa apuração, os federais mapearam a atuação  de vários doleiros, entre eles Claudine Spiero. Como não havia provas à época  contra ela, decidiu-se apurar mais seu papel no caso.

Foi assim que a PF detectou a mudança ocorrida no esquema. Segundo ela, os bancos  suíços UBS e Clariden e o americano AIG passaram a enviar executivos ao Brasil  com a tarefa de visitar empresários. Eles orientariam os clientes a procurar  a doleira. Estavam subordinados a Claudine outros cinco doleiros, que trabalhavam  com dólar cabo, enviando recursos a contas numeradas na Suíça. “Os bancos sabem que a remessa de divisas sem o conhecimento do BC é proibida  no Brasil, e acredito que estimularam esse tipo de operação”, disse o delegado  Ricardo Saadi.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas