quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

PIB cada vez menor

- Publicidade -

A “prévia” do PIB cai 3,34% em maio e 2,9% em um ano afetada pela paralisação de 11 dias dos caminhoneiros. O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma “prévia” informal do PIB, mostrou que a economia encolheu em maio, em relação a abril, informou ontem o Banco Central. Até o FMI já prevê riscos para economia do Brasil ficar estável. Por outro lado, os economistas reduzem a previsão da inflação e do PIB para 2018. A estimativa do PIB caiu de 1,53% para 1,5%; da inflação de 4,17% para 4,15%, enquanto o dólar: foi mantido em R$ 3,70. A taxa de juros também foi mantida em 6,5% ao ano.

Pressão
Analistas calculam que uma desvalorização de 10% do real levará inflação a uma taxa de 5% em 2019. Embora o impacto não seja claramente perceptível pelo consumidor comum, um dólar mais forte encarece, por exemplo, matérias-primas que precisam ser importadas pela indústria.

Impacto
A tabela do frete rodoviário elevará os preços e ameaça a competitividade dos produtos do Nordeste. Os salineiros/moageiros de Mossoró estão entre os mais prejudicados, além dos fruticultutores que tem no mercado doméstico um dos principais destinos para as frutas.  

Sistema político é ruim
Para os empresários da indústria, o sistema político atual compromete a governança no País. Em debate recente, no Encontro Nacional da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria, com cerca de 2 mil líderes empresariais, em Brasília,  uma das conclusões é de que os partidos políticos não acompanharam as mudanças da sociedade. Já os economistas defendem o ajuste nas contas públicas para o Brasil voltar a crescer. O Brasil vive um momento de ruptura e, para superar essa situação, o país necessita de líderes capazes de enxergar o que pode unir a sociedade.  A cultura do patrimonialismo e do fisiologismo impedem os avanços na melhoria da governança. O fisiologismo se estende a todos os níveis de gestão, permitindo o aparelhamento do Estado e a autopreservação do governo.

Separação
O Reino Unido quer estabelecer o livre comércio de bens com a União Européia (UE) e acordos com outras nações. A saída da UE está ficando cada vez mais complexa e delicada. O prazo termina em março de 2019.

Disputa
Competidores de seis estados brasileiros estão em Natal, e começaram a fazer as provas da seletiva WorldSkills, que acontecerá em Kazan, na Rússia, em 2019.  A seletiva de Natal, que vai até o dia 20, é da ocupação de web design, com competidores do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal. Eles terão de mostrar excelência técnica, concentração e garra para conquistarem a medalha de ouro na etapa nacional.

Modernização
Assinado ontem um convênio entre a UFRN e o Tribunal de Justiça,  para a modernização do poder judiciário. Permitirá que o TJRN passe a utilizar a tecnologia dos Sistemas Integrados de Gestão (Sig) desenvolvida pela UFRN, especificamente nos módulos de Protocolo e Recursos Humanos.

PIS/PASEP
Consulta liberada para o Abono Salarial ano-base 2017 do PIS/PASEP.  A estimativa é de que sejam destinados R$ 18,1 bilhões a 23,5 milhões de trabalhadores. Quem nasceu de julho a dezembro, recebe o benefício ainda este ano. Os nascidos entre janeiro e junho, terão o saque liberado em 2019. O dinheiro fica à disposição até 28 de junho/2019, prazo final para o saque.

Aviação
Os vôos de e para Mossoró, tem alta ocupação segundo a própria companhia aérea Azul. Antes, cerca de 70% dos mossoroenses e turistas embarcavam por Fortaleza. As operações regulares da Azul para o Recife, desde 13 de junho,  somaram 17 operações e transportou mais de 1.300 clientes, até 13 de julho. Pode estimular a presença de outras companhias nessa rota.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas