sexta-feira, 26 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

PIB pode ser negativo

- Publicidade -
Luiz Antônio Felipe

O Produto Interno Bruto (PIB), do primeiro trimestre de 2019, pode ser negativo. A divulgação pelo IBGE está marcada para a próxima quinta-feira (30). As projeções de mercado para o PIB de 2019 recuaram mais uma vez. Agora o crescimento esperado do PIB caiu de 1,24% para 1,23%. A taxa Selic permanece em 6,50% ao ano.  A previsão de relação déficit primário/PIB recua de 1,39% para 1,37%. Ontem, o dólar rondava a estabilidade e os juros futuros apresentavam leve queda. Por outro lado, o preço do barril de petróleo no mercado externo recuava.

Construção
A confiança da construção cai e atinge o menor nível desde setembro de 2018. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou pela terceira vez consecutiva, desta vez em 1,4 ponto. A conjunção de baixo crescimento, contingenciamento de recursos orçamentários com aumento das incertezas desanimou os empresários da construção.  Os lançamentos de imóveis caíram 62,5% comparado ao 4º trimestre do ano passado.
Estudo (I)
O financiamento do desenvolvimento no Brasil é tema de publicação do Ipea. O estudo aponta que a eliminação do custo de participação no mercado de crédito aumentaria o PIB per capita em 7%. A carência de financiamento de longo prazo e a ineficiência do mercado de crédito no Brasil elevam os juros e o custo dos investimentos em capital e inovação.

Estudo (II)
 O artigo integra a 59ª edição do Boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, divulgado ontem. Apresenta indicadores do mercado de capitais brasileiro, discute a participação dos créditos livre e direcionado no país e reflete sobre as justificativas econômicas para a intervenção do governo no mercado de crédito, via bancos públicos.

Compras

As vendas para o Dia dos namorados devem movimentar R$ 2,3 bilhões no e-commerce, dz  a Compre&Confie, empresa referência em inteligência de mercado. A cifra representa aumento nominal de 8% em relação à data no ano anterior, de 2018.  A empresa acredita que, ao todo, devem ser realizados 6 milhões de compras online.
Debate sobre políticas
O  Ipea debate políticas regionais e urbanas em Natal, a partir de hoje até sexta-feira, no Praiamar Hotel, em Ponta Negra. A XVIII Enampur reunirá pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o país, que acontece a cada dois anos. O Ipea contribuirá nas discussões e reflexões com apresentação de diversos estudos. Também promoverá o Simpósio Água, Poder e Território, amanhã, 29, para fomentar o debate em torno de alternativas que contribuam para alcançar uma gestão compartilhada da água, não restritas e limitadas pela esfera jurídico-legal.

Temas
O Ipea tem uma parceria histórica com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur) e vai trazer importantes contribuições, como a interpretação das transformações produtivas da indústria nas regiões, a discussão renovada sobre gestão metropolitana, seus problemas políticos e federativos e ainda o tema de mobilidade urbana.

Voos

A Latam está anunciando mais cinco vôos diretos para Fortaleza, dentro do acordo que reduziu o ICMS com o governo de São Paulo. Uma boa oportunidade para o Rio Grande do Norte pegar uma “carona”, em alguns vôos na ligação Fortaleza-Natal. O encerramento das atividades da Avianca vai ser um complicador para a alta estação de julho.

Aviação

A aérea portuguesa TAP incorpora o 100º avião à sua frota pela primeira vez em 74 anos de existência. O Airbus A330neo, de última geração oferece mais lugares e menor custo. A companhia continuou a crescer no Brasil, mercado onde mantém a liderança das ligações para a Europa, com um aumento de 22,8% de passageiros transportados entre 2015 e 2018.

Shopping

O Natal Shopping passará a contar com duas grandes marcas nacionais. Um quiosque da Tok&Stok, loja de varejo de móveis e artigos para casa, logo agora no dia 6 de junho e a Reserva, grife de moda brasileira. A Reserva irá ocupar a loja no segundo piso em frente ao café Mercatto. Já a Tok&Stok abre um quiosque no segundo piso, nas proximidades da Kopenhagen.

Palestra

O Supermercado Nordestão promove hoje, a palestra “Como aprender a amar os Pets”, do empresário e administrador da Petlovers, Henrique Gava. O encontro será na loja Ponta Negra, às 19h. Ele vai falar sobre sua experiência como tutor de cachorro, seu conhecimento profissional e sobre decisões importantes antes de ter um animal de estimação.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas