quinta-feira, 16 de maio, 2024
29.4 C
Natal
quinta-feira, 16 de maio, 2024

Pinacoteca do Estado fica pronta em setembro

- Publicidade -
Felipe Salustino
Repórter
As obras de restauração da Pinacoteca do Estado (Palácio da Cultura, na Cidade Alta, devem ser finalizadas até setembro deste ano, conforme anúncio feito pela governadora Fátima Bezerra, durante visita ao local nessa quarta-feira (23/06). O prédio histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) começou a ser restaurado em 2018. As obras custaram R$ 6.417.009,72, executados pelo projeto Governo Cidadão, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur/RN). Os recursos foram viabilizados pelo Banco Mundial.
Restauração dos lustres é um dos últimos serviços previstos
O prédio histórico está com 94% das obras concluídas. Por causa do tombamento, todas as ações executadas precisam seguir à risca as normas impostas pelo Iphan. “Não é uma reforma, como costumam dizer. São obras de restauro. Reformar significa mudar a forma e isso não é permitido em um prédio histórico, para que não haja agressões à memória do equipamento. Restaurar é resgatar as características históricas e arquitetônicas que garantem a motivação do tombamento”, explicou o diretor-geral da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto. A Fundação administra a Pinacoteca.
Além das obras de restauração, foram implantados sistemas de climatização, sonorização, câmeras de segurança, cabeamento estruturado, revestimentos, recuperação de louças, esquadrias, metais e acessórios. A Pinacoteca também passa a contar com novas instalações elétricas e hidráulicas, sistema de combate a incêndio e serviço de esgoto e águas pluviais.
Também foram adotadas medidas de acessibilidade, com instalação de elevadores, construção de rampas e adaptações nos banheiros. “Fizemos todas as adequações, com a correção daquilo que precisava ser corrigido. Isso aqui é a memória da nossa história e é dever do Estado preservar e permitir o funcionamento da Pinacoteca como um espaço de criação para os artistas da casa e para os que nos visitam”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. 
Obras
Fátima Bezerra relembrou outras obras em andamento, como a do Teatro Alberto Maranhão, da Fortaleza dos Reis Magos e do Complexo Cultural da Rampa, assim como algumas que já foram concluídas – a Escola de Dança do Teatro Alberto maranhão e o Papódromo – e ressaltou o papel de cada uma delas para o desenvolvimento do Turismo no Rio Grande do Norte.
“Cada obra vai agregar bastante para o Turismo, que é, sem dúvida nenhuma, um das atividades econômicas de maior potencial de geração de emprego. Não somente a restauração da Pinacoteca, mas de todo Centro Histórico de Natal, é fundamental para estimular cada vez mais o setor”, afirmou.
Para o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, a restauração da Pinacoteca significa o resgate da história para os potiguares. “Esse prédio é um marco da arquitetura e nós vamos devolvê-lo à sociedade. Por aqui já passaram decisões muito importantes para o Estado, enquanto sede do Governo. A história que nós temos hoje, de certa forma, foi decidida entre essas paredes. Faltam ainda alguns serviços, como recuperação de lustres. Mas nós temos certeza de que a Pinacoteca será um templo das Artes Plásticas”, sublinhou o secretário.
Finalização
Segundo o diretor-geral da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, agora restam somente pequenos reparos para que o prédio da Pinacoteca do Estado esteja completamente restaurado. Com isso, afirma ele, começam os trabalhos para reequipar o espaço, com exposições permanentes e temporárias. 
“Vamos trazer uma mega exposição das obras de Newton Navarrro. Quase todo o acervo será exposto aqui. Isso vai ser uma atração importante, porque ele é um dos principais artistas do Estado, de modo que nós temos que cuidar agora de toda a logística que envolve essa questão”, contou, ao celebrar a fase de conclusão dos trabalhos na Pinacoteca. “Estamos vivendo um tempo de restauração na Cultura do RN, para devolver ao povo os espaços que lhe pertence. E isso é muito positivo para o Estado”, pontuou. 
A Pinacoteca foi o Palácio do Governo entre os anos de 1902 e 1995. Inaugurado em 1873, o prédio, conhecido como Palácio Potengi, abriga peças importantes do acervo de Artes Visuais do Governo do Estado, com obras de artistas como Newton Navarro, Dorian Gray, Thomé, Volpi e Tarsila do Amaral. O prédio é considerado a maior expressão da arquitetura neoclássica da capital potiguar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas