Pinceladas de arte e comida no Thomé Bistrô

Publicação: 2019-01-04 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A gastronomia é uma arte literalmente exposta e servida na galeria Iguales, no Tirol. Esse projeto que conjuga moda, artes plásticas, estética e comunicação num mesmo lugar, tem a sua vertente culinária representada pelo Thomé Galeria Bistrô, um espaço aconchegante, moderno e refinado que convida o visitante a degustar uma experiência artística no prato.

O camarão vai neste risoto de cogumelos e ervilhas e em um linguini
O camarão vai neste risoto de cogumelos e ervilhas e em um linguini

O bistrô é dividido em dois ambientes: um interno e climatizado, e outro externo em forma de varanda. O restaurante comporta até 62 pessoas. A decoração é clean e elegante – ressaltando a homenagem ao artista plástico Thomé Filgueira, que além de dar nome ao bistrô, também tem obras suas decorando a parede.

O menu ficou a cargo do chef Leonardo Campos. Segundo os proprietários do Iguales, Cristiano Félix e Everton Barbosa, a cozinha foi o primeiro lugar da galeria a ficar pronto. “Fizemos questão de ter uma equipe com pessoas experientes, gente que já passou por algumas das melhores cozinhas da cidade”, disse Cristiano. A gastronomia praticada no Thomé Bistrô pode ser definida como uma “cozinha internacional de alma brasileira”.

Chef consultor Leonardo Campos elaborou o menu do espaço
Chef consultor Leonardo Campos elaborou o menu do espaço

O chef Leonardo Campos usa técnicas internacionais para trabalhar um cardápio brasileiro e contemporâneo. “Eu trabalho os mesmos ingredientes em pratos totalmente diferentes. Gosto de dizer que faço ‘comida de verdade’, criativa, mas sem exageros”, afirma ele, que já passou por lugares como Magazzino, Peixada da Comadre, Novo Hotel, e chegou a ter um restaurante próprio, o Sr. Gourmet Bistrô.

O cardápio do bistrô é enxuto e bem distribuído. Entre as entradas, destaques para o camarão empanado no milho, e a moela ao molho de vinho tinto. De massas tem o linguini de espinafre com camarões, e os risotos de cogumelo com ervilhas, e camarão. De carnes, destaque para o filé de sol ao molho de rapadura com arroz vermelho gratinado no queijo de cabra, e o pernil de cordeiro fatiado ao molho de vinho.

Filet de Sol ao molho de rapadura com arroz vermelho ao queijo de cabra
Filet de Sol ao molho de rapadura com arroz vermelho ao queijo de cabra

Na seção de frutos do mar tem filé de peixe branco com purê de mandioquinha, farofa de panko e bacon apimentada; salmão com risoto de funghi e shitake com redução de cajá; lombo de bacalhau à casa; tentáculos de polvo ao vinagrete de limão siciliano; lagosta inteira na manteiga de garrafa; camarões grelhados com anéis de lula crocantes, e risoto de limão.

O bistrô tem almoço executivo das 12 às 15h. Os pratos também são arte para comer: tilápia grelhada com redução de maracujá e gengibre e salada de quinoa; risoto de carne de sol desfiada, nata, pesto de coentro e cebola; ravióli de beterraba recheado com dois queijos, molho bechamel e castanhas caramelizadas; bobó de camarão cremoso, e polpettini de cordeiro recheado com queijo coalho. Entre as sobremesas, destaque para o bolinho de caju com creme de coco.

Serviço:
Thomé Galeria Bistrô. Na Galeria Iguales, Av. Hermes da Fonseca, 1062, Tirol. Aberto de segunda a sábado, a partir do meio-dia.


continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários