sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Pior foi em 1980

- Publicidade -

Everaldo Lopes [[email protected]]

O América/RN está eliminado da Copa do Nordeste, perdendo de forma bisonha para o Vitória/BA numa exibição que não agradou a ninguém. Para os americanos, ainda bem que o resultado teve números comuns, qualquer time pode perder fora  de casa com diferença de dois gols. Consolo pra orelha mole, dirão os adversários. Pior aconteceu há 35 anos em jogo do Campeonato Brasileiro, o time rubro dirigido pelo treinador Chiquinho caiu vergonhosamente por 8×1, lá mesmo no Barradão, gols de Sena (3), Pita (2), Valder, Tatá e Sivaldo, cabendo a Tasso o chamado gol solitário dos rubros.  Como aconteceu no ano de 1980, o placar de 8×1 parece até um gol pra cada ano. Calcule, amigo leitor, quem era o zagueirão do time americano naquele jogo: o hoje treinador Joel Santana, a esse tempo apenas um simples zagueiro rebatedor do elenco rubro. É preciso ver que o balanço dos jogos América x Vitória mostra nítida supremacia dos baianos.

PIOR FOI … (2)
Em 26 jogos, o Vitória ganhou 15, empatou sete  e o América, quatro, 49 gols do Vitória e 28 do América. A terrível goleada de 1980 desequilibrou. Quanto a título da Copa do Nordeste, o América tem apenas o de campeão de 1998, 3×1 em Natal, campeão da Copa do Nordeste já na era Machadão.  Ainda em 1998, valendo a série “A”, vitória dos baianos por 3×0, descontando a derrota no estádio João Machado. Em 1998, o time rubro foi rebaixado e teve de retornar à série “B” do Brasileirão.            

Coisa de brasileiro
0 domingo que passou era um jogo de vida ou morte para o Guarany de Sobral/CE enfrentando o Ferroviário. Por conta da ameaça de queda para a série “B” cearense, um torcedor do time sobralense entrou no estádio com um frango abatido na mão,  vestido com roupa de pai-de-santo, montado num jumento, em uma das mãos uma vela acesa, na outra, folhas de arruda, várias fitas coloridas. Mesmo com vitória, o Guarany não escapou da degola para a série “B”. A reza não fez milagre.

COISA (2) 
O torcedor que achar que o excesso de jogos do Corinthians e Flamengo transmitidos pela televisão, revelando um claro privilégio, uma das ideias sugeridas é de que  as detentoras do direito de transmissão  para tevê aberta  não gastem  mais do que 10% das transmissões  ao vivo de um campeonato com a mesma equipe. A emenda também  muda os critérios  de divisão de cotas de TV para diminuir  a vantagem financeira do Corinthians e do Flamengo, jogando pra escanteio os rivais de menos torcidas.

Ó o Firmino aí!
Por achar inédito e curioso o nome do jovem artilheiro da Seleção Brasileira – em novembro fez um gol na vitória sobre a Áustria, Firmino voltou a deixar sua marca no 1×0 diante do Chile. Ele era ainda juvenil quando foi vendido para o para o S.C. Rofenhein, da Alemanha. Confesso que jamais havia visto um jogador de Seleção Brasileira  com nome de Firmino.

Baita cochilo
Tem gente cochilando no site do ABC, já que alguns jogadores que há um bom tempo estão fora do elenco aparecem no grupo de  atletas do Alvinegro. São os casos de Bruno Fuso, Camilo, Edilson,  William e Gilvan. Outra pisada de  bola é incluir Nem e Saulo como atletas do clube, além de dois que estão servindo ao América que são Gilmar e  Timbó.

SAUDOSISMO 
Cruzo em pleno Grande Ponto com mestre Gaspar  – não confundir com o xará, velho amigo do companheiro aqui da TN, Woden Madruga – também amigo do outro Gaspar. Aos 78 anos, Gaspar mira este colunista e pergunta pelos tricampeões abecedistas de 1953/54/55.  Não respondi na hora porque 61 anos nos separam daquele tri: sei a formação  (que, por coincidência, está no meu livro “Da Bola de Pito ao Apito Final”, lançado em 2004, e raros exemplares ainda à venda na banca do Nordestão da av. Salgado Filho: Edson, Badidiu,  Toré, Biró e Cadinha,Cileno e Jorginho, Mota, Macau, Bira e Tidão, tendo Edésio Leitão (já falecido) como técnico. É difícil, após tantos anos, ver ainda alguns antigos ídolos dos anos 50, pra contar a história. É a vida que segue. Sei de, vivos, Ney Andrade, Cadinha, Tidão, Biró, Gonzaga e Oliveira, todos felizmente estão aí com saúde. Mestre Gaspar disse que, dificilmente, sai à rua.

FIM DE PAPO 
Está circulando o “Jornal da Serra”, direção do jornalista Eliabe Davi Alves, boa impressão, farto noticiário, telefone (84) 9608 -2035. Eliabe é também  chargista.  ***  Depois de mais uma derrota do Alecrim FC para o  ABC o pesquisador Marcos Trindade afirma que as três vitórias do “Periquito” sobre o ABC foram todas por 2×0 nos anos 2000, 2008 e 2014.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas