quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Piratas ao Norte

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

Histórias de piratas fascinam, seja pelo forte teor de aventura e ação, seja pela aura rebelde dos navegadores e sua tripulação. Exemplo mais recente é o sucesso mundial da franquia “Piratas do Caribe”, com o ator Johnny Depp no papel do capitão, e beberrão, Jack Sparrow. No entanto, as histórias de piratas vão muito além do que é comumente retratado em filmes e livros de aventura.
Livros, manuscritos e documentos foram fontes de pesquisa de Silvio Melo:  “Não tem fantasmagoria. Meu foco é a verossimilhança”
Com uma pesquisa em cima de fatos e personagens reais do universo da pirataria, o autor pernambucano, Silvio Melo – radicado no Rio Grande do Norte – escreveu “Bucaneira: Um Arriscado Resgate”, romance que marca sua estreia na literatura. Publicado pela editora Chiado, de Portugal, o livro vai começar a ser distribuído nas principais livrarias do Brasil. O lançamento em Natal previsto para março, mas a obra chega nos próximos dias na livraria Saraiva. Pela internet já está disponível adquirir (R$30) pelo site da editora: www.chiadoeditora.com.

O ponto de partida é a história de Anne Bonny, uma pirata irlandesa que de fato existiu no Caribe. Começou sua trajetória embarcando em navios disfarçada de marinheiro. Chegou a ser presa junto com a comparsa Mary Read e foi condenada a forca. Para escapar da sentença de morte, as duas alegaram estar grávidas. Mary morreu no cárcere. E Anne, inexplicavelmente, sumiu, sem deixar nenhum registro.

Em “Bucaneira”, o autor parte dessa personagem real para desenvolver a história, que, dentre vários personagens e acontecimentos, também é entremeada por uma travessia pela costa norte do litoral brasileiro. 

“Me baseei na pirataria clássica, a que realmente aconteceu naquela região, no final do século 18. É uma história de pirata, mas diferente dos filmes, não tem nada de fantasmagoria. Meu foco no livro foi a verossimilhança”, diz Silvio, com o cuidado de não entregar muito da história. “Há vários detalhes que se eu comentar tira a surpresa de quem for ler”.

Ex-piloto de linha aérea, com quatro décadas de carreira na aviação, o pernambucano foi professor de Navegação Aérea na Escola de Aperfeiçoamento e Preparação da Aeronáutica Civil (EAPAC-RJ) e piloto comercial, tendo feito vôos sobre as Américas do Sul e Norte, Europa Ocidental e África.

No livro, ele une conhecimentos de navegação e de travessias com embasada pesquisa histórica para compor um romance ricos em detalhes, misto de realidade e ficção. “Desenvolvo o livro todo nesse clima da marinharia, com relatos de navegação da época”, diz. “Como aviador, tenho interesse por grandes viagens e quando pensei em escrever um livro quis falar de grandes travessias marítimas. E os piratas foram grandes navegadores”. Para a pesquisa, o escritor se debruçou sobre livros, documentos e relatos de historiadores e arqueólogos marinhos.

Silvio comenta que há vários indícios de visitas de piratas pela costa brasileira. Mas o assunto ainda carece de mais estudo e pesquisa histórica. “O pouco que se sabe aponta para a passagem de piratas caribenhos pelo litoral norte do Brasil. É bastante provável, pela proximidade”, diz. Sobre a presenta de piratas em praias potiguares, Silvio conta que em suas pesquisas soube de algumas histórias. “Especula-se que o corsário inglês Francis Drake, que margeou a costa leste brasileira, chegou a ancorar entre as praias de Cotovelo e Pirangi”, diz o autor sobre o famoso corsário que viveu no século16, na era Elisabetana.

Aposentado dos vôos, o pernambucano encontrou na praia de Búzios, litoral sul do potiguar, a tranquilidade que precisava para desenvolver sua verve literária. É lá, próximo ao mar, que o autor prepara uma continuação do livro. A história ainda está no início, mas já tem título: “Bucaneira – Os olhos de Jade”.

Silvio vive uma fase produtiva e está escrevendo outros romances simultaneamente. A obra mais adiantada é “Aladim”, cuja história terá como cenário de fundo o a aviação, ao abordar um longo vôo em uma antiga aeronave, a Douglas DC-3, que caiu em desuso no Brasil no final da década de 1980. Ainda iniciados tem mais dois livros, um sobre o nordeste e outro sobre a história de um capoeirista.

O que
Misto de realidade e ficção, o livro “Bucaneira: Um Arriscado Resgate” se passa em meados do século 18, época de grandes travessias marítimas e ataques piratas no Caribe. Partindo da corsária Anne Bonny, a obra é entremeada por uma passagem pela costa Norte do Brasil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas