Roda Viva - Cassiano Arruda Câmara
Pirotecnia poderá matar CPI da Covid-19 no nascedouro
Publicado: 00:00:00 - 01/08/2021 Atualizado: 16:38:55 - 31/07/2021
cassiano Arruda CÂmara

Por pura pirotecnia (e falta de um mínimo de bom senso) a nossa CPI da COVID-19 poderá estar nascendo já desmoralizada. Não se tem notícia de uma Assembleia Legislativa de um Estado CONVOCAR um Governador de outro Estado para prestar depoimento, como foi anunciado com Rui Santos, da Bahia. Esta não foi a  primeira vez que se cogitou esse tipo de absurdo. Factóide tentado na CPI do Senado e vedado pelo Supremo Tribunal Federal.

A CPI do Senado ganhou prestígio – e importância – justamente por começar pela apresentação do tamanho do problema, ganhando o respeito e o interesse da população, enquanto abordava o assunto pelas beiradas. Enquanto no RN se está há mais de um mês nesse lenga-lenga e nada.
O conceito de uma Comissão de Inquérito não se faz com factóides.

Língua cresce mil palavras para o Brasil se comunicar
A Língua Portuguesa foi enriquecida, esta semana, com 1.160 palavras novas, inscritas na 6ª edição do Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras (inclusive estrangeirismos). O Português falado no Brasil passa a ter 382 mil palavras oficialmente reconhecidas.

Entre as novas, palavras estão lockdown, Covid-19, home office e Podcast, entre outras.

Kitesurf vai ter seu “Rally dos Sertões”
Derivativo do Surf, de quem aproveita a prancha turbinada por uma vela (pipa), para deslizar no mar com a força dos ventos. O Kitesurf vem ganhando adeptos em todo o mundo, e encontrou no litoral do RN um dos melhores lugares do mundo para a sua prática.

Agora, o mesmo grupo que realiza o Rally dos Sertões, de automobilismo, vai organizar, em Outubro, um Rally Aquático, pela primeira vez, empenhando a sua marca na promoção, com o patrocínio do Governo do RN (R$ 850.000,00).

O projeto é para uma prova de cinco dias, saindo de São Miguel do Gostoso rumo ao Ceará.

Incêndio mostra tamanho do problema da Ceasa
Um incêndio ocorrido na Ceasa, dia 20, terminou chamando a atenção para o problema daquele Centro de Distribuição, totalmente defasado, especialmente nas áreas de frutas, verduras e legumes.

Construida no começo dos ´70, quando ocupou uma área deserta, hoje a Ceasa fica no centro geográfico de Natal, tendo 500 lojas, de 420 empresas.  Há mais de 30 anos que se discute a sua relocalização.

As redes privadas de supermercados, que atuam em Natal, já tem seus centros de distribuição fora da área urbana e o Secretário da Agricultura, Guilherme Saldanha, estuda o problema global e sabe que o local ideal para instalação de uma nova Ceasa é na BR-101 (entre Parnamirim e São José de Mipibu) ou na BR-304 (entre Parnamirim e Macaiba). Além de estudar a modelagem da nova empresa, se uma PPP ou PPI, com participação da iniciativa privada e do governo.

Lei Ezequiel tirou o off road da clandestinidade
A Lei estadual 131/2021 – chamada de Lei Ezequiel Ferreira – regulamentando a atividade esportiva e de lazer de auto e motociclismo fora de estrada, é a primeira aprovada em todo o Brasil.

Com 400 quilômetros de praia e inúmeros roteiros de trilhas (divulgados em inúmeros folhetos turístico, em serras e no litoral), com um número crescente de praticantes, o esporte regulamentado aumenta a segurança deles.

Paraíba, Pernambuco e Ceará, já se movimentam para apresentação de uma lei tratando do mesmo assunto.

Primeira Casa Riachuelo do NE já funciona no Midway
A primeira loja Casa Riachuelo do Nordeste, já está funcionando no terceiro piso do Midway Mall, em Natal. Sucesso no centro-sul, o que era uma sessão do magazine ganhou personalidade própria e está caminhando como marca independente Riachuelo pelo Brasil.

O grupo Guararapes inaugurou também, no Midway, a loja infantil Carter´s, primeira fora do eixo Rio-São Paulo.

Fátima atende Ítalo para melhorar Baia Formosa
Antes de seguir para o Japão, Ítalo Ferreira, deixou as reivindicações de sua cidade, Baía Formosa. Na sua ausência, antes mesmo da conquista da Medalha de Ouro foi firmado um convênio do Governo com a Prefeitura de lá, para desenvolvimento de atividades que propiciem garantia da preservação da ordem pública, mediante ações de das pessoas, na  preservação da ordem pública por ações do Sistema Estadual de Segurança Pública e comunidade
A governadora Fátima Bezerra pode encontrar o atleta Medalha de Ouro na maior moral. Semana passada ela já tinha firmado uma série de convênios com a Prefeitura de Baía Formosa, atendendo ao apelo do campeão. 

RN define novo efetivo para sua Polícia Militar
O Rio Grande do Norte definiu a reorganização da sua Polícia Militar, a partir do efetivo da corporação, começando pela extinção da diferenciação por sexo para ingresso nos quadros da Instituição e fixa o seu efetivo, formado por 13.466 policiais militares, com nova distribuição pelos postos, graduações e quadros específicos.

Entre outras, algumas modificações: 1 - Os efetivos de alunos das escolas de formação de Oficiais e de Praças terão quantitativos variáveis, de modo a atender às necessidades de preenchimento de vagas dos postos e graduações iniciais dos Quadros de Oficiais e Praças; 2 - Ficam extintos do Quadro Geral de Pessoal da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte; o Quadro de Oficiais Femininos e o Quadro de Oficiais Especialistas; além do Quadro de Praças Policiais Militares Combatentes Feminino- 3 – É criado o quadro de Policiais Músicos.

Forum mostra a dificuldade para investimento no offshore no RN
No 13º Fórum Nacional Eólico, realizado quinta-feira, o principal assunto ficou fora do programa oficial: a necessidade do RN se mobilizar para reduzir o tempo exame de projetos offshore para produção de energia limpa no oceano, que fica na alçada do IBAMA. Em terra é do Idema.

Mais de dois terços do setor eólico nacional está concentrados no NE (RN, Ba, CE, PI E PE). E o RN é campeão também no offshore.





Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.








Leia também