Rosalie Arruda
PL em ebulição
Publicado: 00:00:00 - 14/11/2021 Atualizado: 07:32:33 - 13/11/2021
Rosalie Arruda 
rosaliearruda@gmail.com

O Partido Liberal (PL) terá uma semana decisiva para definir seus quadros no Rio Grande do Norte. Ou vai ou racha.  
Com a filiação do presidente Bolsonaro à legenda, na segunda-feira (22), também deverão chegar o ministro Rogério Marinho e o deputado general Girão. Muita patente para pouco soldado. 

Mantendo o status 
O Presidente do PL no Rio Grande do Norte, deputado federal João Maia, tem a garantia do presidente nacional da legenda, Waldemar Costa Neto, de que permanecerá no posto. Até quando João conseguirá se equilibrar nessa gangorra de interesses conflitantes, lá se vão novos orçamentos secretos. 

Em 2022
No próximo dia 17 de novembro, pós-Proclamação da República, os deputados Kleber Rodrigues, George Soares e Ubaldo Fernandes, além do próprio João Maia, sentarão à mesa para discutir os novos rumos do partido. Se por um lado o presidente atual perder prestígio no comando do PL, ganha na questão eleitoral. Com mais candidato na coligação, os atuais detentores de mandato terão mais chance de permanecer no bem bom. 

Empresa Vestas 
A governadora Fátima Bezerra voltou “das Zoropa”. A mala cheia de projetos, ideias e certezas de investimentos dinamarqueses no RN, firmando parceria com a maior fabricante de aerogeradores do mundo. Ainda neste ano, os representantes da empresa devem chegar a Natal para assinar acordo que vai permitir a montagem de grandes estruturas de torres que vão gerar energia no mar.

Alerta aos IF’s
Acórdão do Tribunal de Contas da União determinou ao Instituto Federal de Educação do RN-IFRN, e outras 40 congêneres federais, que instalem Tomadas de Contas Especiais, na fase interna. A Corte de Contas identificou que o procedimento não está sendo realizado há, pelo menos, cinco anos, “situação incomum no âmbito da Administração Pública Federal”. A falta da instauração de Tomada de Contas Especial pode tipificar prevaricação e acarretar responsabilização da autoridade competente.

Banco de Alimentos 
As entidades que desejarem participar como Banco de Alimentos já podem solicitar suas inscrições à Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva, do Ministério da Cidadania. Os Bancos de Alimentos vão ofertar serviços de captação e distribuição gratuita de gêneros alimentícios, doados por setores público ou privado, a instituições de assistência social; de ensino; de acolhimento institucional de crianças e adolescentes; penitenciárias, cadeias públicas e unidades de internação; estabelecimentos de saúde.

Sexismo na sessão...  
A Comissão de Mulheres da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Comissão Ajufe Mulheres) solidarizou-se com a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Assusete Magalhães, vítima de comentário ofensivo proferido pelo ministro Francisco Falcão durante voto na sessão virtual da Corte. 

...e velhice no preconceito 
Falcão comentou com o colega Benedito Gonçalves, por telefone no viva-voz, que “ninguém aguenta mais essa velha”. Para a Ajufe Mulheres, “a manifestação apoia-se em estereótipos de cunho sexista, que historicamente sedimentam violações de direitos das mulheres”.

Tudo pronto 
A Loja Ferreira Costa, que está nos preparativos finais para inauguração, conseguiu do DNIT a Permissão de Uso da Faixa de Domínio na BR-101/RN, por 10 anos. O espaço de 750,00 m2 será usado para o acesso ao empreendimento.

Defensor Público
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) definiu na sexta-feira (12) a lista destinada à escolha do Defensor Público-Geral do estado para o biênio 2022/2023. O pleito elegeu o atual Subdefensor Público-Geral, Clístenes Mikael de Lima Gadelha, que recebeu um total de 90 votos.

Fenacam21
Na próxima semana, de 16 a 19 de novembro, Natal vai sediar a XVII Feira Nacional do Camarão, Fenacam21, no Centro de Convenções da Via Costeira. A Fenacam21 conta com 200 estandes com as principais marcas do mercado da Carcinicultura e Aquicultura nacional e internacional. A visitação é aberta das 14h às 22h.

CasaCor
… a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, segue em Natal até o dia 05 de dezembro, de terça a domingo, das 16h às 22h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://casacorrn.byinti.com/ e também no local.

Semsur
A Câmara Municipal de Natal aprovou durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira (11), projeto de Lei Complementar Nº 011/2021 de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Salários para servidores integrantes do Grupo Sócio-ambiental de Auxiliar de Campo da Prefeitura Municipal do Natal. O projeto agora segue para a sanção do prefeito Álvaro Dias e a expectativa da categoria é de que a matriz seja implementada no primeiro semestre de 2022.

Segunda morada
Segundo estimativas da rede consular do Itamaraty, o número de brasileiros vivendo no exterior cresceu 54,9% desde 2015. No ano passado eram 4,2 milhões de expatriados, noticiou o portal Nexo. 

Vizinhança 
O Governo do Ceará passará a cobrar, a partir da segunda-feira (15), o “passaporte de vacina” contra a Covid-19 em bares, restaurantes e eventos. Atualmente, o setor de alimentação fora do lar pode manter as portas abertas até as 3 horas, com capacidade reduzida.

Holanda adota quarentena
Enquanto isso, na Holanda, o governo decidiu impor quarentena parcial a partir deste sábado — a medida vai durar três semanas. O surto atual já pressiona hospitais em todo o país.

Sem sossego
Se prepare, caro leitor, a conta de luz pode subir 21,04% no ano que vem, prevê a Aneel.


João Neto Fotos
Adriana Faustino

Adriana Faustino



João Neto Fotos
Carmem Rocha

Carmem Rocha


João Neto Fotos
Cláudia Ferreira de Souza

Cláudia Ferreira de Souza


João Neto Fotos
Cristina Cândido

Cristina Cândido



Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte